Os mineiros dizem cherin bão. Aliás, nome de uma rede de cafeterias com todos os produtos de origem mineira, do pão de queijo ao café, passando pela pela goiabada.
Sem pretensão a tal, este caminhão mostra na testa a que se propõe, eis que é usado para desinfecção e esgotamento de águas/esgotos. Neste caso, auxilia o prédio do Banrisul a voltar à vida plena. Falta um “i” na palavra. Mas dá para entender a proposta.
Em toda a área central de Porto Alegre trabalha-se a mil para voltar à normalidade. É um trabalho prolongado e difícil. Isso porque o barro gerado pela enchente se infiltrou em todas as brechas e cantinhos escondidos.
Breve aqui
A não ser que os candidatos da oposição sofram de amnésia, não vale jogar pedras no prefeito Sebastião Melo por não ter colocado em ação um plano de prevenção e contenção de cheias do Guaíba. Quando o PT foi situação, nos anos 1990 até parte de 2000, só fez reparos cosméticos no sistema.
Convite ao choro
Uma leve debruçada no ritmo das chuvas no interior leva à uma atordoante conclusão. Muitos municípios tiveram quatro e até cinco enchentes de setembro para cá.
E não só nos rios grandes, mas causadas pelo transbordamento de pequenos arroios, que viraram monstros de águas destruidoras. Definitivamente, não dá para condenar quem senta na calçada e chora.
O outro Popeye
O marinheiro namorado da Olívia Palito, era muito chegado no espinafre, como mostram os desenhos animados e HQ. Vocês sabem por que o personagem tinha sua fonte de força nesse vegetal? É gostoso, especialmente com creme branco. Entretanto, não é uma planta extraordinária em matéria de saúde, mas contém muito ferro.
Durante e logo após a II Guerra Mundial, os Estados Unidos tinham plantações de espinafre em excesso. Por um motivo qualquer, todos plantavam espinafre, parte importante das rações C, enlatados usados pelas forças armadas norte-americanas. Ninguém aguentava mais.
Então o governo estimulou a criação do personagem Popeye, cuja fonte de força descomunal era… adivinhe de qual planta.
Da cocada ao avião
Os cearenses garantem ter descoberto um substituto do querosene de aviação. Conforme a professora do Departamento de Física e Coordenadora do Laboratório de Conversão Energética e Inovação da Universidade Estadual do Ceará, Mona Lisa Moura, o bio-óleo é extraído a partir de um processo de degradação térmica da biomassa vegetal, chamado de pirólise. O estado nordestino é o maior produtor de coco do país.