Search
Search

Paisagem finda

Estou voltando para Porto Alegre hoje. Passei exatos 8 dias em Tramandaí, no Litoral. Saí da cidade grande por não ter água, que abunda em Tramandaí, a 120 km da capital gaúcha.

É uma cidade que tem vida mesmo fora do veraneio. E, desta vez, mesmo com frio de 10 graus e um vento sul geladíssimo, houve a entrada de milhares de pessoas. Inclusive as do interior para escapar da desgraça das suas cidades de origem.

Um bom termômetro para saber se tem muita ou gente são as farmácias. Incrível como este povo se automedica. Somente em duas quadras do centro há seis farmácias.

www.brde.com.br

Pois perguntei para atendentes como estava o movimento. Todos responderam que estava bem acima do normal para esta época.

Água na torneira

A água deve voltar para meu prédio hoje, talvez de dia. Por que não antes se a estação de tratamento Moinhos de Vento está funcionando desde ontem?

Simples. Imaginem a quantidade de prédios com caixa d’água nos 22 bairros que ela atende. Depois, avalie o tempo que leva para enchê-las.

Nomear um político como ministro da reconstrução do Rio Grande do Sul é ilógico. O que precisamos é de um CEO com experiência no ramo e com ligações com o meio financeiro.

Paulo Pimenta pode ser um político experiente. Entretanto, nem mesmo administrou uma prefeitura.

https://cnabrasil.org.br/senar

Lula o colocou lá porque ele vai concorrer ao Governo do Estado. Logo, é uma nomeação política. A impressão que passa é de que Lula trata o Rio Grande do Sul como se fosse seu quintal.

Um detalhe sobre minha estada no Litoral. Entrei em muita lancherias e padaria de pequeno porte para beber o cafezinho amigo.

As atendentes notaram que eu era um forasteiro e  tratavam de perguntar como estava Porto Alegre. Algumas faziam  um “O” de espanto com  boca.

Sacode a poeira

Quando a água baixar de verdade a  poeira vai ser mais um capítulo da reconstrução  e vai penetrar pelas menores frestas democraticamente. Provavelmente, teremos que deixar as janelas fechadas por algum tempo.

A comida na volta

Por todo lado, na cidade de Porto Alegre, era fácil encontrar um bufê de comida a quilo, essencial para quem come fora de casa, maioria perto do trabalho. A maior concentração fica – ficava – no Centro Histórico, na Andradas depois do rua Caldas Júnior, que sofreu forte com a enchente.

Para se reerguer, vai ser uma missa. Se é que os proprietários terão condições financeiras.

Capital de giro

O Banrisul lançou um produto que proporciona capital de giro de forma ágil e flexível: a Conta Única Banrisul. A nova linha tem prazo de até cinco anos para pagamento e está disponível para empresas de todos os portes — MEI, micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre