Search

Os bailes do Edgar

Meu falecido amigo Edgar Pozzer foi o maior ladrão de corações nos anos 1960. Especialista em músicas românticas italianas, o Edgar fazia um sucesso tremendo como “crooner” do Conjunto Norberto Baldauf. Mas também nas rádios e até na TV Piratini, hoje TVE.

Naqueles verdes anos, os clubes sociais promoviam bailes pelo menos uma vez por mês. E o Baldauf era um dos mais requisitados.

Outra moda eram as reuniões-dançantes, meio termo entre baile a rigor ou com um pequeno conjunto local, de preferência. Os discos normalmente eram de grandes orquestras nacionais e internacionais, além das gravações do Edgar Pozzer com o Norberto Baldauf. Confesso que ficava com ciúmes do boa pinta gringo.

O Edgar foi o cara que mais suspiros por minuto arrancou da mulherada. Era só ouvir as primeiras sílabas do Al Di Là – Al di la; del bene piu prezioso, ci sei tu/Al di la; del sogno piu ambizioso, ci sei tu/Al di la; delle cose piu belle/Al di la; delle stelle, ci sei tu – que elas revirava os olhinhos. E punham o queixo nos dedos entrelaçados das mãos, cotovelos na mesa.

Nessa hora, não adiantava você ser bonitão, ter uma boa lábia ou mesmo ter o amor da lindeza à sua frente, se não cantasse ou no mínimo tocasse violão. As mulheres se amarravam em quem soubesse tocá-lo. Não senhores, se o Edgar Pozzer aparecesse lá num passe de mágica e levantasse um mísero dedinho, elas sairiam correndo tirando as roupas no caminho.

Covardia. Bonito, bem vestido, cantando músicas românticas italianas, o must na época. Qual era nossa chance? Depois dos bailes em que ele cantava o mulherio continuava em alfa, um estado “zem-vergonha” por assim dizer.

Não é à toa que “cantada” vem de cantar.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre