Search

O lado perverso do ser humano

Face à tragédia de um homem com histórico de problemas mentais que matou quatro pessoas em Novo Hamburgo, sempre surgem os salvadores de chacinas futuras afirmando algo do tipo “É preciso repensar os critérios para obter porte de arma”. OK, mas como vai ser feito isso?

Por acaso problemas mentais são relatados na identidade de quem as compra? Evidentemente não deve ser uma boca livre autorizando a posse a torto e a direito.

www.brde.com.br

Entretanto, a mente humana sempre foi e sempre será dividida entre o lado bom e o lado perverso. O que acontece é que a maior parte da humanidade consegue refrear o lado mau, enquanto que, em outros, o mal aflora.

O lobo mau dentro de nós

Existem até livros em que essa dualidade e manifesta, entre eles o romance clássico que, em português, chama-se O Médico e o Monstro (Dr Jekyll and Mr.Hyde, de Robert Louis Stevenson), a mesma pessoa que, em determinados momentos, o malvado Hyde assume o comando. Então temos que admitir um fato: quanto mais população tem, mais malucos e homens maus aparecem.

https://banricompraspremiavel.banrisul.com.br/?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=banricompras&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

É uma questão estatística. Isso inclui os serial killers. Dificilmente uma mulher é assassina em série.

Seu Honoré é o tal

Foto: Fernando Albrecht

De vez em quando, deparo-me nas ruas com o que costumamos chamar de tipos pitorescos. No passado, quando o Centro Histórico de Porto Alegre era o polo da Capital, eles eram muitos. Pois seu Fresley Honore vai muito além do jardim.

O nome remete ao Haiti, que foi possessão francesa. Para começar, nasceu em Miami. Segundo, não fica apenas por aí desfilando seu rádio e cuia de chimarrão. Honore é dono de uma padaria em Sapucaia do Sul que tem nove funcionários.  

Limpando a sujeira alheia

A orla do Guaíba, no bairro Belém Novo, foi palco de uma ação de conscientização e limpeza, “#LIMPEOLAGOGUAÍBA 2024”, promovida pelo Projeto Nadando Pelos Cartões Postais. Teve parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre (DMLU) e apoio dos grupos de Escoteiros do Mar Tritão, Passo da Pátria e Seival.

Foto: Thiago Oliveira

Além deles, voluntários participaram das atividades de limpeza. Os patrocinadores são Cooperativa Sicredi Origens, Transul Emergências Médicas e Itali Embalagens Plásticas.

https://cnabrasil.org.br/senar

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre