Search

Há males que vêm para bem

Na última década, as cidades de Garopaba e Imbituba – mais precisamente, a Praia do Rosa -, em Santa Catarina, têm vivenciado um boom na valorização imobiliária. Os imóveis na região valorizaram mais de 50% nos últimos dez anos. E aqui vai uma história.

Quando trabalhava em um banco, nos anos 1960, um cliente que havia tirado um empréstimo me procurou para dizer que estava quebrado, que seu casamento se destruiu e que havia perdido o emprego. Desgraça total, em resumo.

Por isso, avisou que não poderia pagar nem que a dívida fosse parcelada em décadas. Dez anos depois, ele me mandou slides com imagens das praias de Garopaba (praia queridinha dos gaúchos desde aquele tempo) e vizinhas, água translúcida e vegetação abundante. Na época, eram desconhecidas dos gaúchos.

Junto veio uma carta em que ele contou como tirara o pé do barro. O único emprego que conseguiu foi vender botas de borracha para pescadores catarinenses, e a comissão ele aplicava em comprar terrenos nestas praias paradisíacas. Na época, eram muito baratos. E já começavam a se valorizar.

Por volta de 1978, fui a Florianópolis e vi meu antigo cliente saindo de um hotel de luxo dirigindo um Mercedes Benz top de linha. Pergunta daqui e dali e soube que o Magalhães – esse era seu nome – enriquecera vendendo terrenos.

Mostra de novo como se dá a volta por cima. Ou como uma notícia ruim é o melhor que pode acontecer.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre