É curioso como a história recente da Humanidade se divide em antes e depois da pandemia do coronavírus. Na época, conversando com um amigo empresário que sofria as consequências de tudo parado, disse a ele que deveria tirar uns dias para clarear as ideias.

“Pô! Logo agora que o bicho tá pegando me vens com essa de tirar férias?”, falou. Sim, eu respondi, tens que dar um tempo para ver como o teu negócio funciona olhando de fora.
Não ficou lá muito convencido, e até porque ele é meio sozinho no negócio. Mas sustento a sugestão.
O enigma do apartamento
Sempre esgrimo um exemplo clássico, banal até, mas que deve ser considerado. Você morou toda a vida dentro do mesmo apartamento, então como sabe como o prédio é por fora? Por isso que, desde os gregos, o Homem se pergunta como ele é realmente sem a contaminação de pensamento.

Todos nós temos quatro por dentro, um é o mais terrível, que não dominamos, o inconsciente. Os outros três são o que você pensa que é, o que os outros pensam que você seja e como é na real.
O resumo é que todo e qualquer julgamento seu nasce contaminado. Como os outros também não sabem exatamente como você é, invalida o diagnóstico. Resta o inconsciente. Mas esse ninguém conhece, nem mesmo os psiquiatras.
O normal é uma ficção no tempo
Costumo brincar com eles perguntando se sabem qual a diferença entre um neurótico, um psicopata, um psicótico e um psiquiatra. Explico que o neurótico imagina castelos no ar, o psicopata vê os castelos no ar, o psicótico habita esses castelos – e o psiquiatra cobra o aluguel. Se assim somos, como querer que o mundo possa ser “normal”?

Instituto dos Advogados
O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), em conjunto com OAB/RS e o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), promoverá o webinar híbrido “O Novo Código de Processo Civil na Administração da Justiça e na Resolução de Conflitos”, hoje, dia 17/07, na sede da OAB/RS.
Manda cedo que eu fecho tarde.
Pensamento do Dias