Search
Search

A volta dos que não foram

Podem chamar de resistência ou de teimosia, o fato é que, nos dias que correm, estamos assistindo uma enxurrada de voltas por cima. Como na música do compositor paulista Paulo Vanzolini, após  se recuperar da depressão pela morte do filho, “Levanta sacode a poeira/dá a volta por cima“.

Os mercadeiros são um bom exemplo, com cerca de 50% das operações reabertas. Parecia que não teriam forças. No entanto, estavam apenas aguardando a água baixar e a lama ser removida. Tinhakm forças. E de sobra.

Melhor que antes

Dono de um frigorífico no interior relata que antes da enchente havia expandido seus negócios comprando outra operação, que vinha com uma dívida de R$ 6 milhões. Quase quebrou. Mas, no fim, tudo deu certo.

https://lp.banrisul.com.br/bdg/link/reconstruir-rs.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=conta_pj_reconstruir&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

Veio a enchente e ele perdeu tudo. Um amigo perguntou como ele iria recomeçar.

-Estou melhor que antes. Não tenho mais seis milhões de dívidas.

A tortura de Sísifo

Na mitologia grega, Sísifo foi condenado pelos deuses a rolar uma enorme pedra para cima de uma montanha para vê-la rolando morro abaixo de novo e de novo. Qualquer semelhança com o Rio Grande do Sul não é mera coincidência. Com a volta das cheias, lá vamos nós de novo rolar pedra morro acima.

Esse é o canal

O deputado Capitão Martim (Republicanos) enfatizou a urgência de dragagens nos canais de navegação devido à formação de imensos bancos de areia. Ele sugere auxílio da Marinha do Brasil para utilização do equipamento “Side Scan Sonar”, similar a um minitorpedo, que o navio reboca para escanear o perfil do canal de navegação em Porto Alegre.

https://cnabrasil.org.br/senar

Meteorologistas das barrancas

Quem mora na aldeia conhece os caboclos e quem trabalha nas barrancas dos rios conhece suas manhas. Os operadores de balsas, ainda comuns no interior, sabem tudo sobre os cursos d’água em que trabalham, o que vem ou vai de água. Informações das suas experiências gabaritadas pelos motoristas dos veículos que transportam.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre