Em obra repleta de imagens, o historiador Felipe Kuhn Braun escreve sobre Bom Princípio, no Vale do Caí, destacando a vida do primeiro morador, Guilherme Winter. Braun descreve detalhadamente a história das casas comerciais e das famílias da região, as noivas de preto, entre tantas outras preciosidades históricas.
O autor também aborda as perseguições que os moradores sofreram durante a II Guerra Mundial, algo tangenciado pela maioria dos historiadores. O que Braun escreve é a mais pura verdade. Chefes de família eram presos pelo simples fato de terem em casa um rádio fabricado na Alemanha. Não podiam falar em alemão, quando nem mesmo sabiam falar o português.
Tenho bons motivos para recomendar a obra. Minha mãe era Selbach e nasceu em Bom Princípio. Há o distrito de Santa Teresinha, onde fica a casa do meu tio Arno e, antes dele, do meu bisavô. Sábado, dia 5, haverá comemoração reunindo descendentes de moradores de toda a região que lutaram em guerras e conflitos de toda ordem, iniciando pela Revolução Farroupilha de 1835 até as guerras mundiais.
Representarei meu pai na festa. Francisco José Albrecht (Franz Josef), que lutou em um caça-minas da Marinha Imperial Alemã na I Guerra Mundial (1814-1818), inclusive sendo condecorado com a Cruz de Ferro.