Search

Torturadores de alface

Estou dizendo que um dia ainda vão descobrir que o cigarro faz bem para alguma coisa. Senão, vejamos. Estava eu em posição zen, deitado na minha cama comprada de um rei de Pasárgada, vendo o programa Primeira Página, no canal SIC, a TV portuguesa. Então, levei um susto.

Isso porque o programa exibe as capas das principais revistas portuguesas e europeias. E, em dado momento, eu não quis acreditar no que lia. No entanto, em uma das capas que a apresentadora mostrava, lia-se “Um copo de vinho por dia pode causar cancro”, ou câncer, na língua de Camões.

Esfreguei os olhos. A não ser que fora erro de quem fez o título, ou quem sabe uma parte da frase escondia algum “evita” o cancro. Mas não estou tão maluco nem tão cego assim.

Valha-me meu bom José de Arimateia. Até tu, flavonóide, até tu estás a semear a cizânia no universo dos alimentos saudáveis? Olha que algum tomate e brócolis podem te processar por crime hediondo!

Plantas sentem dor e alegria, assim como os humanos, vocês sabem. Pois pode-se ouvir o grito de dor das alfaces quando são mastigadas e os uivos dos vegetais cozidos no vapor. Yes, verduras e legumes estão sendo exterminados pelos naturebas radicais.

Quando eu participava do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, o Affonso Ritter teve um ataque e disparou em sequência lemas apocalípticos.

– O ar que respiramos está poluído, a água que bebemos está contaminada, frutas e verduras estão cheias de agrotóxicos…

Neste ponto eu o atalhei:

 – Se assim é, como vivemos cada vez mais tempo?

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre