Search

Tempos de passar o chapéu

Quem analisa o conteúdo dos jornais impressos e virtuais sabe o quanto as reações dependem do governo e suas novidades. Como se não houvesse outra informação que não girasse em sua órbita.

Todos dependem do noticiário de Brasília e das plataformas a ele ligados. É como se só existisse vida inteligente na Capital Federal e nos Palácio dos governos estaduais.

Verdade que alguns até se esforçam em criar matérias que não dependam do governo. No entanto, a regra é Brasília locuta, causa finita, como se dizia no tempo dos césares da Roma Antiga.

https://lp.banrisul.com.br/bdg/link/conta-digital.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=conta-digital&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

Também há reportagens investigativas. Não raro, avançam a linha da prudência jornalística e causam danos irreversíveis.

Eu acuso

Quando seu nome ou da sua empresa aparece nestas matérias, mesmo que a acusação venha com um  “supostamente”, o prejuízo já está feito. Aprendi muito cedo que um quilo de acusação pesa mais que um quilo de defesa no mundo dos dois pesos e duas medidas.

Mesmo que cause indenização judicial, o mal está feito. E neste caso, inocentes úteis, inúteis ou movidos pela ideologia já destruíram reputações que não mereciam isso. Nem todas estão embebidas no vinagre da má-fé, é verdade, então é um serviço útil.

Movidos pelo vil metal

Como a imprensa precisa, cada vez mais, de dinheiro, e a publicidade normal não atende às necessidades, saltam aos olhos reportagens e matérias beneficiando empresas mascaradas como se espontâneas fossem. Também vem acontecendo o contrário, que é jogar pedras na Geni porque ela não anuncia ou deixou de anunciar.

Falando claramente, oscila entre vingança e extorsão. Observa-se isso mais claramente no setor de serviços.

Seu Zildo tá com tudo

Concedida a personalidades e instituições que tenham contribuído ao desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo gaúcho, a Ordem do Mérito Comercial do Rio Grande do Sul será entregue a Zildo de Marchi e Moacyr Schukster. A cerimônia ocorrerá na sede da Federação, em Porto Alegre, no dia 13 de março.

https://cnabrasil.org.br/senar

Com quase 100 anos de estrada, Zildo é uma grande figura. Eu o conheci nos Kerbs das cidades do Vale do Caí até o início dos anos 1960. Onde ele chegava, arrasava.

Naquele tempo, quem tinha automóvel levava vantagem com as moças casadoiras ou não, posto que carro era caro. Como se dizia na época, ter pé-de-borracha funcionava como mel para atrair moscas.

Nascido em Barão, limite do Vale do Caí, Zildo merece nossos respeitos. Foi o introdutor do leite em embalagem de saco plástico no Brasil, é mole?  

O Brasil que funciona

O BRDE celebrou, nesta segunda-feira (10), primeiro dia da Expodireto 2025, a aprovação de um novo financiamento com a Cotrijal no valor de R$ 72,7 milhões. Parte dos recursos serão investidos na ampliação e modernização de seis unidades de armazenagem de grãos da cooperativa, organizadora da feira que acontece ao longo desta semana, no município de Não-Me-Toque.

A rainha coruja

O médico gaúcho Jorge Neumann é finalista do concurso Brtds of The World promovido por uma instituição africana dedicada à fotografia da vida selvagem. A coruja sempre foi sinônimo de sabedoria, embora ela não fale como papagaio. Seu segredo é prestar atenção.

IARGS

O Instituto de Psicologia Prof. Jorge Trindade, com o apoio institucional do IARGS, realizará o Seminário Direito e Psicanálise, que será oferecido em duas modalidades: presencial e on-line. 

As aulas presenciais ocorrerão a cada 15 dias, de 17 de março a 09 de junho, sempre às segundas-feiras, 

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre