Search

Propina mixuruca

O ex-presidente do INSS recebia até R$ 250 mil por mês em propina, pouco para o PBP – Padrão Brasileiro de Propina. A mínima é acima de 500 a 600 mil reais.

Dia da Casinha

O Dia Mundial do Banheiro (19 de novembro) é uma ação de conscientização global, promovida pela UN Water/ONU, que chama a atenção para as carências do saneamento que afetam milhões em todo o mundo. Essas lacunas vão da falta de coleta de esgoto à ausência de banheiros em residências.

https://lp.banrisul.com.br/bdg/link/conta-digital.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=novo-app&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

Das Kapunga

No passado, até os anos 1960 e além, nas colônias alemãs e italianas “o recurso” era a casinha, Kapunga no dialeto alemão. Matéria-prima: palha de milho, jornais antigos e santinhos avantajados de candidatos às eleições.

Feriado duplo

Na sexta-feira passada, Porto Alegre parecia Finados, de tão pouco movimento. Embora o feriado fosse no sábado, muitas categorias anteciparam o da Proclamação da República para sexta, sem detrimento do sábado. É o milagre da multiplicação dos feriados.

www.brde.com.br

O golpe do mé

A Proclamação da República na realidade foi um golpe de Estado. O Marechal Deodoro da Fonseca tinha abusado da água que passarinho não bebe.

Quando curou o porre se arrependeu. Mas Inês já estava morta.

O imperador que a França amava

Dom Pedro II tinha prestígio na Europa. Os europeus, mormente os franceses, gostavam tanto dele que foi morar um tempo em Paris. Um dos fãs foi Louis Pasteur, que até abriu um laboratório no Rio de Janeiro, o primeiro fora da França.

Emagrecimento do dinheiro

De acordo com o Boletim do Observatório do Turismo de Gramado, no comparativo entre janeiro e setembro de 2023 e 2025, a queda foi de 35% de  turistas. Creditam essa queda às enchentes de 2024. Desconfio que a causa maior seja o pouco dinheiro.

https://www.senar-rs.com.br/

A banheira do ET

De tanto que se fala em imersão para guaribar o conhecimento, que se um ET ler os jornais pensaria que os brasileiros passam o dia na banheira.     

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre