Estocolmo, maior área urbana da Escandinávia, formada por 14 ilhas e 57 pontes, sediou um dos maiores eventos globais de Inovação e Gestão da Qualidade. Foi neste cenário que 49 organizações e administrações públicas de 41 países de diferentes setores e continentes foram reconhecidos no início de junho com o Prêmio Conquistas de Qualidade.

A honraria foi entregue pela ESQR (Sociedade Europeia para Pesquisa da Qualidade). A Somar Mineradora, que opera em Porto Alegre, foi a premiada, sendo representada pela diretora executiva Veronica Della Mea.
O impossível acontece..
…no Brasil. Um avião da Gol atolou no aeroporto de Fernando de Noronha. Isso mesmo, fora da pista há um lamaçal.

Não é qualquer estrangeiro que pode dizer isso como nós. Se ainda fosse pista de terra…
Perigo em miniatura
Apesar e talvez por causa do seu tamanho diminuto, a formiga representa um dos maiores riscos fitossanitários para o setor florestal, especialmente em cultivos de eucalipto e pinus, pilares da silvicultura brasileira. Inclusive é uma ameaça séria para o setor.
Lembro dos agricultores nas colônias alemãs fumigando veneno nos formigueiros, um trabalhão sem efeito prático. Cada um tem cerca de oito milhões delas.
Nos anos 1970, fez sucesso um documentário chamado Crônica de Hellstrom, cuja tese é que os insetos herdarão a Terra quando todos os humanos forem exterminados. Mesmo com a técnica pouco comparada com as minicâmeras que temos hoje, a visão interna de um formigueiro sob ataque externo e a imediata reconstrução é impressionante.

Cada formiga-soldado toma posição, as formigas-obreiras, sob sua proteção, fazem o trabalho de engenharia e as “damas da corte” protegem a rainha e a levam para um lugar seguro, junto com o berçário. Não há indivíduos, só o coletivo.
Outros tempos, mesmos tempos
Há décadas que não se ouvia a frase “para viver no Rio Grande do Sul é preciso ter muita saúde”, alusão às temperaturas máximas e mínimas e a amplitude térmica em especial, de 8 a 80 no mesmo dia. Hoje ele pode ser dito com o acréscimo das chuvas e enchentes.
Para o campo, a frase é “para plantar no Rio Grande do Sul é preciso ter muita coragem”. Ao contrário do que pensam os urbanos, acordar e dormir olhando para o céu, com esperança ou desesperança, exige nervos de aço.

Há muito tempo, tenho bronca com o que eu chamo de pecuaristas de asfalto, geralmente jornalistas que sabem pouco das privações dos homens e mulheres do campo. Acham que é o mesmo que viver em um apartamento confortável, comida sempre à disposição nem que seja por tele-entrega.
A mídia urbana não consegue imaginar como é duro viver na roça ou no campo, onde tudo fica longe, tudo é difícil. Além disso, para achar ajuda, em caso de doença, tem que vencer dezenas de quilômetros. Nem pode errar no rancho do supermercado porque voltar para a cidade é fora de cogitação.
Falece o fundador da Zimmer

Faleceu Ari Zimmer, dia 26 de junho, aos 85 anos. Empresário no ramo de produtos veterinários, pequenos animais e aquarismo, foi o fundador da loja Zimmer, criada em 1976 – pioneira no Estado com o conceito de petshop e referência no comércio especializado de Porto Alegre. Pai de quatro filhos, Ari deixa um legado de quase 50 anos de história no comércio da capital gaúcha. Décadas marcadas por muito trabalho, dedicação, bom atendimento e inúmeras amizades construídas.