Search

O samba como ele nunca foi

Vamos falar do Carnaval que se aproxima, antigamente chamado de tríduo momesco. Para começar, o Rei Momo foi extinto. Nenhum prefeito dá mais a chave da cidade nestes dias.

O velhote gordo se perdeu nas brumas do passado. O carnaval dos clubes sociais, que realmente movimentavam Porto Alegre e cidades do interior, sumiu com o fim dos clubes.

Foto: CanvaPró

O Nordeste brinca de forma própria, trios elétricos etc. Ficou o Rio de Janeiro e o desfile das escolas de samba na Marquês do Sapucaí. É coisa nossa? Não. Mas é samba mesmo? Não é.

É marcha-rancho acelerada. Bem, mas temos os instrumentos do samba-raíz, certo? Errado.

www.brde.com.br

O carnaval brasileiro é do início da colonização, sendo uma herança do entrudo português e das mascaradas italianas. Somente muitos anos mais tarde, no início do século XX, foram acrescentados os elementos africanos. Vejam a TV portuguesa e perceberão que parece a Marquês do Sapucaí.

A cozinha, a bateria é nossa, certo?

Não. A cuíca foi trazida ao Brasil pelos africanos, provavelmente pelos escravos bantu. O pandeiro é um instrumento de percussão de origem nas civilizações antigas do Egito, Mesopotâmia e Grécia.

https://banricompraspremiavel.banrisul.com.br/?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=banricompras&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

Mas o cavaquinho é?

Também não. Este instrumento de cordas é originário da província portuguesa do Minho. Depois, foi amplamente introduzido na cultura popular de Braga pelos nobres bizantinos, de onde foi posteriormente levado a outras regiões como o Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Havaí e Madeira. Temos algumas coisas para nos orgulhar. Mas o carnaval não é uma delas.

https://cnabrasil.org.br/senar

Proteção Banrisul

Comprovando atender altos padrões de segurança de informações, o Banrisul e a Vero receberam a certificação PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), que reconhece o compromisso do Grupo Banrisul em proteger a privacidade e a confidencialidade dos seus clientes durante transações com o cartão Banricompras e todos os demais cartões de débito e crédito aceitos pela Vero.

O Clima é Nosso, vamos juntos? 

Com o case “O Clima é Nosso, vamos juntos? – A estratégia adotada pela Unimed Porto Alegre para a Governança do Clima Organizacional” – que relata o movimento de transformação implantado em 2023, e que segue de forma contínua – a cooperativa médica recebeu o Top Ser Humano 2024, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). 

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre