Crônicas como esta que postei em A vida Como Ela Foi fazem bem e mal ao mesmo tempo – para mim. O lado bom é que recuperei uma parte do meu passado que estava com um navio naufragado semiencoberto pela areia. O ventilador da lembrança soprou a areia e ele pode ser visto como foi no passado.
Já o lado ruim é que não tem como voltar a ele. É impossível que as brumas do passado o recuperem para o presente.
De certa forma, todos que escrevem têm esse toque de saudosismo, como um tempero bom que o paladar sente na comida. Claro que era outra época, outro tempo e outras pessoas o iluminavam.
Como citei no texto, havia mais sensibilidade de parte dos leitores. Qualidade que se foi, carregada pelos tempos modernos, em que o que corre menos voa.
Mas para ver para onde se vai em alta velocidade ou não, é preciso conferir o retrovisor. Sem ele, não tem como saber onde se esteve e para onde se vai.
As penas do Odair José
Quando falei em voar, lembrei do cantor Odair José dos anos 1970 que teve relativo sucesso. Ele perdia shows por se recusar a entrar em avião. E ainda repetia o motivo: bicho que avoa, mas não tem penas nem bota ovo, não é obra de Deus.
O macete da Bibi
A Calçados Bibi, com sede em Parobé (RS), conta um programa chamado Ninho de Inovação. Assim incentiva a contribuição de colaboradores, franqueados, fornecedores, com novas ideias e sugestões de solução para os desafios do negócio. É um bom programa.
Ao longo do tempo, a Bibi promoveu uma queda superior a 20% no tempo de sua produção. Não é incomum que o mais humilde dos funcionários tenha uma ideia brilhante. Quem a dirige é Andrea Kohlrausch, da terceira geração da família fundadora.
Ovo de Colombo perdido
Ao longo da minha vida, conheci poucos empresários que estimulam a criatividade dos seus funcionários. Infelizmente, não é uma constante no Rio Grande do Sul.
Mal sabem eles que perdem eficiência pela visão deformada do que seja empreendedorismo. Não sei como a Bibi faz, mas certamente devem ter um estímulo financeiro ou similar para quem cria alguma solução.