Search

O naufrágio da caderneta

As cadernetas de poupança acumulam o sétimo semestre consecutivo de queda. Entre janeiro e junho, as perdas foram de R$ 2,8 bilhões naquela que já foi a queridinha do Brasil desde os anos 1970. Um dos motivos apontados foi a concorrência de outras aplicações. Para mim, sinal evidente da perda de poder aquisitivo do poupador tradicional.

O céu é o limite

Foi sancionada uma Lei Estadual que declara o município de Cachoeira do Sul como Capital Estadual da Formação de Pilotos Agrícolas. Reconhece a importância da localidade na formação de pilotos agrícolas, destacando a atuação da aeroagrícola Santos Dumont na área.

https://lp.banrisul.com.br/bdg/link/video-anuncio.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=camp_reconstruir_2024&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

Tudo que era sólido…

Os prefeitos que tentam a reeleição encontram-se em situação invulgar. Caso estejam em cidades atingidas ou afetadas pela enchente (95% dos municípios) precisam ter enfrentado com galhardia a catástrofe com projetos consistentes de reconstrução.

Mesmo assim, o páreo não está corrido, porque as águas levaram tudo, inclusive reputações. Isso posto, toda a campanha deve ser repensada.

https://cnabrasil.org.br/senar

…desmanchou na água

Nos municípios pequenos, os marqueteiros políticos costumam ser os caboclos da aldeia, os cabos eleitorais. Nas grandes, como Porto Alegre, é tarefa para profissionais com boa reputação e excelente folha de serviços em eleições passadas.

Nem mesmo isso é decisivo, porque é inédito o tamanho do estrago. Também há a questão dinheiro para a campanha. Matéria-prima que anda muito escassa no mercado.  

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre