Search

O galo e a velhice

Como já dizia o general Charles de Gaulle, a velhice é um naufrágio. Este galo que o diga.

https://www.instagram.com/reel/DQvJ2q9gFWH/?igsh=aXY0MzVtZGxyZWRk

Minha vila, minha vida

Quero meus discos, meus amigos e nada mais. A música cantada por Elis Regina se aproxima pero non troppo do meu sentimento com relação à cidade grande.

Nasci numa pequena vila, meu pequeno reino. Depois, fui para a cidade grande que foi muito boa comigo até meados dos anos 1970.

https://lp.banrisul.com.br/bdg/link/conta-digital.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=novo-app&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

De lá para cá, tudo desandou. A criminalidade era pouca. Já hoje assombra nossas vidas. Por outro lado, a cordialidade sumiu e nos refugiamos nas nossas tribos como nos tempos medievais.

Há uma mistura de mau humor com ranço por toda parte, vejo pessoas com o rosto cansado contado os reais com quem deve atravessar o mês.

Minha namorada morreu

Ela era tão bonita, pele macia, admirada e sedutora, todos queriam tê-la para si. Vestia-se bem, caprichava no visual. No entanto, com o tempo ela se cercou de más companhias. Começou a ficar relaxada, mal-humorada, impaciente. Assim, muita gente – como eu – ficou sentida por sua decadência.

Eu gostava tanto da Porto Alegre dos anos 1950 e 1960. Mas, em algum momento dos anos 1970, ela ficou insensível. A fumaça e a poluição tomaram conta.

www.brde.com.br

Então pensei até em me mudar para uma pequena cidade do interior. Só que agora é tarde, tenho meu emprego aqui, meus filhos moram aqui, toda a minha vida está estruturada aqui. Mas que dá vontade de morar na roça ou cidade pequena com não mais que alguns milhares de habitantes, lá isso dá.

Protesto

A IA está se metendo demais nas nossas vidas. Até quando se quer mandar um e-mail ela se imiscui e para colar um texto a impertinente não quer deixar. E pergunta se não quer ajuda. Não, sua paspalha, não quero. Vá para o diabo que te carregue, pelo menos neste ponto.

Solidariedade gaúcha

O Rio Grande do Sul sabe o valor da solidariedade em momentos de emergência climática. Por isso, o Sistema FIERGS está disponibilizando sua experiência e capacidade técnica para Rio Bonito do Iguaçu (PR ) auxiliar os atingidos por um tornado devastador.

https://www.senar-rs.com.br/

“Dez tendas doadas levarão abrigo e atendimento em saúde. se restabelecer o mais breve possível e as famílias possam retomar suas vidas”, afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier. Das dez, seis serão destinadas a abrigar pessoas que perderam tudo. As outras quatro serão utilizadas para o atendimento em saúde primária, adaptadas com macas e mobiliário específicos.

O azarado

 Lembro um caso dos anos 1980, quando eu fazia o Informe Especial da ZH. Deu-se que um balconista de loja de construção civil de Osório (RS) ganhou a Quina acumulada.

Os sorteios acumulados naqueles tempos não eram tão grandes como hoje. Então o balconista deve ter recebido cerca de 5 ou 6 milhões de reais.

Uma roda na redação comentava o assunto. Um dizendo que o felizardo não podia largar tanto foguete porque não comprava uma Ferrari, outro disse que não dava nem para comprar um apartamento na avenida Vieira Souto no Rio, um terceiro garantiu que os juros reais que ele receberia davam pouco.

O falecido jornalista Wanderley Soares ouviu atentamente o papo, até que falou.

      – Vocês estão me dizendo que o cara se ferrou?

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre