Search

Malmequer, malmequer

Certa vez recebi um mail com entrevista de um se dizente nutrólogo, upgrade de nutricionista pelo que entendi, desmanchando a reputação de alimentos, que parecem, mas não são saudáveis. Um deles é o ketchup. Como é feito a partir de tomates, ele não faz mal à saúde, certo? Errado, diz o cara.

Pode até parecer que é saudável, mas não é tão inofensivo assim. “Ingredientes usados para fazer ketchup contêm níveis de sal e açúcar altos para manter o sabor e aumentar o prazo de validade”. Em excesso eles não fazem bem à saúde, revela o entrevistado.

https://lp.banrisul.com.br/bdg/link/conta-digital.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=conta-digital&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

Aí ele vai para a sopa. “Famosas por sua praticidade, a sopa pronta é a opção de muitas pessoas. No prato, até parece que você está fazendo uma refeição muito nutritiva. Se o consumo dessas sopas prontas é frequente, a longo prazo, esse alimento pode desencadear problemas sérios como doenças cardiovasculares e hipertensão”, alerta o nutrólogo.

Água faz mal

Perceberam a sacanagem? O ketchup faz mal “em excesso” e as sopas fazem mal “se o consumo for frequente”. E, “a longo prazo”, PODEM causar os problemas referidos. Atenção para o PODEM.

Se você conseguir beber dois litros de água no glu glu glu sabe o que acontece? Você fica bêbado. Algo a ver com reação do organismo para se livrar do excesso de líquido.

Ou seja, beber muita água PODE ser a causa de alcoolismo. Sem falar que, no longo prazo, todos estaremos mortos.

Elogio à loucura

Nada a ver com o livro do teólogo Erasmo de Roterdam, escrito no século XVI. O que falo é uma loucura generalizada, que tomou conta do país. Talvez inclusive você tenha entrado nessa.

https://conteudos.senairs.org.br/brasil-mais-produtivo?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAyJS7BhBiEiwAyS9uNUBTDueLOnnRU_qR_P_Pc93axdsBAv5EKF3tbgGm2LrHKrGOBA9fTBoC0HsQAvD_BwE

Não interessam as causas, vamos nos ater aos efeitos. Os malucos no trânsito são loucura vencida, agora até mesmo um pacato cidadão que fica dedilhando no celular, mesmo depois de o sinal abrir, é uma espécie de maluco irresponsável.

Loucos em quatro rodas

O que vem atrás bota a mão na buzina com justa irritação. No entanto, irrita mais a ele mesmo. Quando uma atendente de cafeteria pede duas vezes se o seu cartão é de débito ou crédito, mesmo que já tivesse dito isso antes, deixa o consumidor maluco. Aos poucos, água mole em em pedra dura etc etc.

O governo quer baixar o preço dos alimentos e pede mais produção. Entretanto, no mesmo dia, suspendeu os financiamentos do Plano Safra.

https://cnabrasil.org.br/senar

Depois volta mas a culpa é dos outros. Enquanto isso, seu Lula faz uma reforma ministerial que ainda não assinou, deixando os futuros demitidos no pincel. O cara da caneta já foi mais hábil.

A loucura ocasional

Tivemos uma enchente em 2024 no Sul e, de novembro para cá, uma estiagem medonha. O que fazem nossos governantes? Visitam a Holanda para ver como eles se livraram das cheias. Não é que a gente não tenha entendido a intenção, mas…

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre