Esta animação mostra como nós fomos piorando ao longo do tempo na nossa lista de prioridades. Daria para escrever um tratado como a família ficou em segundo plano.
Mas as imagens falam por si só. Não é de hoje que relações afetivas mostram um par de namorados trocando mensagens mesmo sentados um na frente do outro em bares e restaurantes.
O Brasil que mudou
As eleições municipais mostram que o pêndulo ideológico saiu da esquerda e foi para o centro e, depois, subiu para a direita. O PT precisa se reconectar com as bases, dizem seus líderes.
Na minha opinião, a esquerda brasileira necessita muito mais do que isso. Precisa se modernizar, sair do modo ranço.
Na realidade, o Brasil todo e não só a esquerda precisa se modernizar. Inclusive a política partidária.
O Brasil que precisa mudar
Antes de culpar os candidatos eleitos que, não raro, são uma fraude, falta culpar os partidos que não têm filtro para reter militantes – que são mais falsos que uma nota de 30 reais. Não raro, com contas a prestar na Justiça e passado tenebroso.
Começa por aí a limpeza da política, é toda uma cadeia que é falha. É um problema antigo e foi piorando com o passar dos anos.
Também é verdade que, mesmo nos anos em que o Brasil era um país sério, esses oportunistas eram poucos. Resumidamente, temos um grave problema que atravessa nossa história, a falta de seriedade, a falta de capricho, a falta de responsabilidade…
Falando em capricho: ruas das cidades e rodovias em geral não conseguem viver sem buracos. Você vai ao Uruguai e Argentina e veremos rodovias realmente de primeira, assim como as ruas.
Déficit humano
O Rio Grande do Sul precisa qualificar 957,8 mil profissionais até 2027, segundo o Senai. O Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027 mostra que Logística, Construção, Manutenção e Metalmecânica serão as áreas com maior demanda por novos profissionais. Para dar uma ideia do estrago gaúcho, foi esse o número aproximado dos trabalhadores qualificados que perdemos nos últimos anos.
Fundo Verde
Lançado há menos de dois anos pelo BRDE com o objetivo de estruturar e potencializar suas ações em termos de promoção de impacto social, ambiental e climático positivo na região Sul do Brasil, o programa Fundo Verde e Equidade está entre as iniciativas mundiais destacadas durante a Conferências das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (CBD COP16).
Judiciário Trabalhista
O convidado para a Reunião-Almoço do IARGS de hoje é Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, presidente do TRT – 4ª Região, às 12h, no Salão Germânia (Av. Independência 1.299, 6º andar). Ele abordará o tema “O Papel do Judiciário Trabalhista no Direito do Trabalho Contemporâneo”.