Vi ontem, antes de uma partida da Copa, cinco indivíduos entrando no gramado no jogo das 15h. Eles caminhavam em formação como se fossem um grupo de coristas rumo ao palco – caso, eles estavam no palco. Não demorou muito e caiu a ficha, eram os cinco árbitros indo pra cá e pra lá na coreografia do aquecimento. Mas em formação ensaiada. Nossa! Até nisso a Fifa faz tudo abotoadinho, engomadinho, comportamento perfunctório.
Os stripers
Fiquei matutando. A continuar essa perseguição de espetáculos a qualquer custo e o futebol, que é bom, se exploda, pode que a Fifa finque no centro do gramado um daqueles mastros onde as stripers se apresentam para o quinteto fazer aquelas evoluções em torno da haste, ou nome que tenha.
Em compensação…
…perguntei para especialistas em futebol se, até agora, a Copa do Mundo revelou alguma seleção brilhante ou jogo idem. Nããão, disseram em uníssono. Como foi que o futebol perdeu o rumo?
[ad name=”CONSIGNADO 21-05-2018″]
Luz, mais luz
O futebol segue a tendência geral e é cada vez mais show que futebol. É como nos espetáculos musicais de bandas ou cantores solo, é cada vez mais pirotecnia e menos melodia e desempenho vocal de qualidade. Prova é que nenhuma seleção brilhou de verdade. Vivemos a era da valorização da moldura e pouco caso para o conteúdo.
Um pioneiro
Morreu em São Paulo, aos 75 anos, o professor José Marques de Melo, primeiro doutor em Jornalismo titulado por universidade brasileira (1973), a ECA/USP.
[ad name=”HTML SENAR RS 02″]
Sem canudos…
Um vereador porto-alegrense entrou com projeto de lei proibindo o uso de canudos plásticos nas lanchonetes e restaurantes & cia. Tudo em nome da poluição plástica. Muito bem, que seja. O que farão os proprietários se a lei for aprovada? Oferecerão copos… de plástico ou isopor, que poluem tanto quanto e até mais devido ao maior volume em relação.
…sem copos
Se proibirem os copos, virão os copos de vidro, que leva milhares de anos para se decompor, se é que vai. Tem vidro desde o tempo dos fenícios. Para limpar os copos precisa usar detergente, que polui o lençol freático, e usa a cara água tratada. Sai dessa, Matusalém.
Sem apelos
Não compartilho do sentimento de extinção dos canudos e nem do apelo da campanha internacional, da ONG Lonely Whale Foundation, que está rolando por aí “Pare de Chupar”:
…e sem rabanete
Então vou dar minha contribuição. Proíbam a ingestão de rabanete, do repolho e da batata doce, porque estes alimentos causam flatus, que é metano, que ataca a camada de ozônio que aumenta o efeito estufa.
Conclusão
Comer e beber é muito perigoso.
[ad name=”CAMPANHA-AGASALHO11-06-2018″]