Search

Joelho de cobra

Dizem que, originalmente, a cobra tinha joelho e sovaco. Mas, com a evolução das espécies, estes ofídios entenderam que, para rastejar, seria melhor se tivessem a barriga plana.

A Natureza é cheia de coisas mal acabadas, e um dos melhores exemplos é a melancia. Se a Natureza fosse sábia, como dizem, a melancia viria com alça.

Já me referi aos camelos e dromedários – estes com duas corcovas – que é obra de uma comissão de trabalho do governo celestial. Governos em geral, e o nosso em particular, são falhos em acabamentos como estes marsupiais.

https://www.youtube.com/watch?v=kVjJHfsBOto?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=camp_reconstruir_2024&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

No entanto, eles são brilhantes no acabamento dos impostos. Aí sim eles capricham. Também… São mais de 100 anos de experiência.

Pagou, quebrou

Nos anos 1980, a reunião-almoço da Associação Comercial de Porto Alegre teve palestra do secretário da Fazenda de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. Foi um batalhador pela redução da carga tributária mesmo tendo – ou por isso mesmo – foco nesse garrote vil a que o contribuinte é submetido. Para quem não conhece, o garrote vil foi usado na Espanha, em que se colocava o garrote no pescoço do condenado à morte e se apertava cada vez mais, como uma manivela.

Pois bem. Durante a palestra, Afif contou que um amigo empresário o procurou no gabinete de dedo em riste.

–  Afif, fique sabendo que não adianta botar teus fiscais no meu encalço porque pago todos os impostos em dia. Todos!

– Pois então vais quebrar – respondeu Aif.

E quebrou, segundo o secretário.

O milagre dos pães

Em uma pequena cidade do interior, o sermão do padre na missa de domingo deixou os paroquianos perplexos. Ao falar do milagre da multiplicação dos pães e dos peixes feito por Jesus, o reverendo trocou as bolas.

– Pois fiquem sabendo que com cinco mil pães Jesus Cristo alimentou cinco pessoas!

https://cnabrasil.org.br/senar

Naqueles tempos, ninguém ousaria contestar o padre vigário. Embora contrafeitos, foram para casa sem maiores comentários.

Entretanto, o sacristão se deu conta da mancada. Na sacristia, abordou o chefe.

– Padre, que mancada! O senhor trocou as bol… que dizer os pães! Foi com cinco pães que Jesus alimentou cinco mil pessoas, e não o contrário!

O vigário bateu a mão na testa.

– Meu Deus, é mesmo. Mas domingo que vem conserto.

E se bem o disse, melhor o fez, tão logo subiu no púlpito.

– Como eu estava dizendo no domingo passado, com CINCO pães Jesus alimentou CINCO MIL PESSOAS, ouviram bem?

Neste ponto, o bêbado da cidade que estava no último banco botou as mãos em concha na boca.

– Ô padre, até eu fazia esse milagre! O que sobrou de pão no domingo passado não foi mole…

A deterioração mental

Você já notou que aumentou o número de pessoas que falam sozinhas nas ruas? E que mesmo parentes ou amigos, de repente, parecem estar com caraminholas na cabeça?

Então, veja esse trabalho da Serasa. Na Região Sul, 48,6% das pessoas admitem que já sofreram ou sofrem com algum problema de saúde mental. A ansiedade e o estresse são os dois mais comuns.

As descomunais exigências para se manter no emprego, as metas desumanas impostas, a preocupação com o futuro financeiro da família, tudo é um sopão acrescido dos temores de guerras no quintal e doenças que, do nada, aparecem e dizimam milhões. Aids, H1N1, Coronavírus e a volta de doenças “antigas”, como a tuberculose, são capas de jornais e noticiários de TV há anos.    

Eu sempre digo, desde os anos 1970, que a função do jornal é alarmar o povo. Assim como a Organização Mundial da Saúde (OMS), sempre catastrofista em que o Armagedon anunciado para ontem se concretize. Igual a alguns institutos de meteorologia que parecem ter sido criados para errar a previsão do tempo.

Ima truf, uma veiz

Finalmente, os municípios de origem alemã dispõem de um livro trilíngue para chamar de seu. “Os Três Sapinhos, edição em português, alemão e plattdeutsch pode ser adquirido diretamente do autor, Celson Weirich (55 51 9272-3322). Naquela região, principalmente em Westfália, fala-se muito o Plattdeutsch, um dialeto parecido com o holandês e conhecido como Sapato de Pau.

Santa Inguinorância

O jornalista Vitor Bley de Moraes e seu filho João Vitor estrearam no YouTube o canal OS INGUINORANTE. O canal foi criado com o objetivo de fazer sátiras e ironias bem humoradas do cotidiano. OS INGUINORANTE pode ser assistido no endereço: https://youtube.com/@osinguinorante?si=umJgaYpBV9F3CbLK.

BRDE Labs

Seguem abertas as inscrições para empreendedores da Região Sul do País que queiram participar do BRDE Labs RS 2024. A quinta edição do programa, que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de startups em fase de operação e tração, contará, pelo quarto ano consecutivo, com execução do Feevale Techpark.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre