Quem me acompanha sabe que lamento profundamente a perda de identidade bucólica de Gramado, processo que teve aceleração nos últimos anos. A bela cidade que conheci, pois para lá fui várias vezes com minha família, era a fusão perfeita de lojas com preços para todos os bolsos – na maioria caros – aliado a uma hotelaria de primeira.
Além de restaurantes de todos os tipos e cafeterias charmosas. A imagem da árvore araucária brasileira preponderava e dizia “estou aqui, ainda”.
O fim do fogão a lenha
Era e ainda é uma cidade com muito dinheiro. Prédios tiram lugar dos antigos chalés de madeira. Já a fumaça da chaminé do fogão a lenha e lareira é cada vez mais rara. Mas, como uma dama velha, tinha seu charme porque tinha classe.
No entanto, aos poucos, ela se transformou em um enorme e caríssimo parque de diversões. Um hoteleiro contou que um casal com dois filhos não gasta menos de R$ 5 mil em um fim de semana. Mesmo com gastos comedidos e escolhendo a dedo as diversas opções de divertimento para crianças.
Quantas tortas você come?
Velhos hotéis foram engolidos por novos donos que não mais se contentavam em receber bem, com comida boa e sobretudo cafés da manhã inesquecíveis. Não falo nos cafés coloniais, porque estes oferecem a comida mais cara do mundo.
Você entra, vê aquele mundaréu de pães, cucas, bolos, geleias (boa parte industrializadas) e tortas e não sabe o que vai comer primeiro. E tudo é caro.
Então ponha sentido no prato e responda quantas fatias de bolo e pão você consegue comer antes de se enfarar. Divida o preço com a quantidade e verá que tenho razão.
Bom, mas tem a diversão, dirá você. Pode ser – para turistas endinheirados.
Quando o barato é caro
Vejam esse exemplo da vizinha Canela, que emenda o parque de diversões com Gramado. O Skyglass Canela, plataforma de vidro que se debruça sobre um penhasco, lançou uma campanha promocional para venda antecipada de ingressos para os meses de julho e agosto de 2024.
Os ingressos para acesso à plataforma de vidro são vendidos por “apenas” R$ 99,00. Já o combo completo, com plataforma e outras novidades que custa R$ 200,00,
A vitória da boneca
Eu tenho uma definição para uma cidade turística vendendo um ar colonial sem perder o charme: a zona rural. Quando ela é engolfada pelo cimento e vidro e rodas gigantescas e outros que tais, adeus tia Chica. Virou uma Barbie urbana.
Parceria Banrisul
Banrisul e a Rede GNC Cinemas renovaram a parceria comercial que concede 50% de desconto aos clientes que efetuarem o pagamento do ingresso com os cartões de crédito Banrisul das bandeiras Mastercard e Visa e com o cartão Banricompras. Além desse benefício, os correntistas do Banco terão outra vantagem.