O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta, quer aumentar o número de deputados de 513 para 527. Mas, para isso, precisa pedir licença do Supremo.
É para a plebe ignara saber como é forte a mais alta corte do país. Canaletas jurídicas à parte, por que aumentar o número de parlamentares?
O barril fede
Já faz tempo que o saco de paciência da sociedade está enchendo e perto de estourar com os políticos, cuja reputação é terrível. Certo, tem gente boa trabalhando pelo bem do Brasil. Mas é a velha história das maçãs podres em um barril, acabam apodrecendo as demais.

Ocorre que, a cada quatro anos, o saco esvazia, na esperança que, desta vez mais, gente séria vai ser eleita. Esqueçam. O barril fede.
A marcha da insensatez
Com 56 anos de jornalismo, assisti a lenta, mas inexorável, marcha da política rumo à insensatez. Acho que, até os anos 1970 início dos 1980, os políticos que realmente eram bem intencionados eram maioria.
De lá para cá, foi descendo a ladeira. Os candidatos aos Legislativos partiam de um ponto: o que posso fazer para melhorar a vida do povo? Aos poucos, muitos deles mudaram esta sadia preocupação para “o que posso fazer para me arrumar?”

Assim que um parlamentar é eleito e senta na cadeira do seu gabinete, passa a se preocupar com a reeleição. É para ela que todo seu esforço será canalizado.
Aqueles que tornam tudo melhor
Em contraponto aos que só mamam nas gordas tetas da Nação, há os que melhoram tudo que tocam. O Roberto da Caricatura tem seu “atelier” ao lado do prédio da Caixa Federal na Rua dos Andradas, Porto Alegre. Aquele belo jardim foi laboriosamente plantado e é mantido por ele.

A grande enchente de maio se 2024 o destruiu, mas ele reconstruiu. Os passarinhos vão ali namorar as flores e beber água no bebedouro. Vale a pena passar lá para ver.
O perigo está no container
A Prefeitura de Porto Alegre vai substituir os contêineres de lixo para que nada possa ser retirado de dentro. Os catadores e os sem-teto costumam retirar objetos recicláveis e até comida. Tenho o pressentimento que poderá haver revolta dos catadores.
