Search
Search

Diário do front

Chegamos a um tal ponto em Porto Alegre que viajamos para o Litoral porque não conseguimos nem dar descarga no vaso sanitário.  

Diário I

Para ir e voltar do Litoral gaúcho para Porto Alegre, cujas praias estão lotadas, como se fosse a alta temporada de verão, tem que pegar quatro rodovias diferentes. Pela Freeway leva-se duas horas em época normal. Hoje, de 4 a 5 horas se tiver tiver sorte.

A volta

Outro drama para quem foi para o Litoral e a agora quer voltar: como se faz sem carro e sem ônibus de linha e sem rodoviária?

www.brde.com.br

Diário III

O nosso maior desafio não é a água chegar nas torneiras, a luz voltar etc. É ter forças para enfrentar a situação.

Diário IV

Repetindo, vocês de outros estados e países não têm ideia do que está acontecendo no Rio Grande do Sul. Tragédias coletivas e individuais. Falta tudo, além de assaltos e saques, doenças transmitidas pelas águas contaminadas. Até mesmo em áreas onde a água não chegou é arriscado sair de casa.

Diário V

As forças de segurança da região metropolitana de Porto Alegre deixaram de concentrar esforços nos resgates para policiar áreas que estão com uma onda de saques, assaltos e furtos. 

Diário VI

O duro é ver o porteiro do meu prédio chorando para  pedir água. Ele tem dois filhos autistas.

https://cnabrasil.org.br/senar

Diário VII

Quem tem certezas demais tem informação de menos.

Diário VIII

Dos 30 hotéis de Porto Alegre, só um pequeno número ainda tem vagas. E boa parte deles está sem luz e água. 

Diário IX

A economia gaúcha sofreu uma violenta redução, e o governo do Estado também abriu mão de alguns impostos, Não é difícil prever que, mais adiante, o que já era ruim vai piorar. As finanças estaduais vão sofrer forte abalo. O cenário pós-enchente será devastador.

Linha do tempo do nível do Guaíba

29/4 – 1,30m

30/4 – 1,57m

1/5 – 2,30m

2/5 – 3,65m

3/5 – 4,80m

4/5 – 5,25m

5/5 – 5,35m

6/5 – 5,33m

7/5 – 5,31m

8/5 – 5,20m

Diário X

O estado emocional dos que estão ajudando no resgate é tão abalado que a PUCRS e o Conselho Regional de Psicologia fizeram vídeos rápidos para eles sobre como enfrentar o estresse.

Diário XI

Benza Deus que temos Internet. Alguém já imaginou esse cataclismo sem a rede?

Diário XII

Parte dos clubes que disputam o Brasileirão não quer suspender os jogos mesmo com a dupla GreNal fora de combate e com os estádios inundados. Quando a burrice toma conta…

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre