Search
Search

Diário do front

Chegamos a um tal ponto em Porto Alegre que viajamos para o Litoral porque não conseguimos nem dar descarga no vaso sanitário.  

Diário I

Para ir e voltar do Litoral gaúcho para Porto Alegre, cujas praias estão lotadas, como se fosse a alta temporada de verão, tem que pegar quatro rodovias diferentes. Pela Freeway leva-se duas horas em época normal. Hoje, de 4 a 5 horas se tiver tiver sorte.

A volta

Outro drama para quem foi para o Litoral e a agora quer voltar: como se faz sem carro e sem ônibus de linha e sem rodoviária?

www.brde.com.br

Diário III

O nosso maior desafio não é a água chegar nas torneiras, a luz voltar etc. É ter forças para enfrentar a situação.

Diário IV

Repetindo, vocês de outros estados e países não têm ideia do que está acontecendo no Rio Grande do Sul. Tragédias coletivas e individuais. Falta tudo, além de assaltos e saques, doenças transmitidas pelas águas contaminadas. Até mesmo em áreas onde a água não chegou é arriscado sair de casa.

Diário V

As forças de segurança da região metropolitana de Porto Alegre deixaram de concentrar esforços nos resgates para policiar áreas que estão com uma onda de saques, assaltos e furtos. 

Diário VI

O duro é ver o porteiro do meu prédio chorando para  pedir água. Ele tem dois filhos autistas.

Diário VII

Quem tem certezas demais tem informação de menos.

Diário VIII

Dos 30 hotéis de Porto Alegre, só um pequeno número ainda tem vagas. E boa parte deles está sem luz e água. 

https://cnabrasil.org.br/senar

Diário IX

A economia gaúcha sofreu uma violenta redução, e o governo do Estado também abriu mão de alguns impostos, Não é difícil prever que, mais adiante, o que já era ruim vai piorar. As finanças estaduais vão sofrer forte abalo. O cenário pós-enchente será devastador.

Linha do tempo do nível do Guaíba

29/4 – 1,30m

30/4 – 1,57m

1/5 – 2,30m

2/5 – 3,65m

3/5 – 4,80m

4/5 – 5,25m

5/5 – 5,35m

6/5 – 5,33m

7/5 – 5,31m

8/5 – 5,20m

Diário X

O estado emocional dos que estão ajudando no resgate é tão abalado que a PUCRS e o Conselho Regional de Psicologia fizeram vídeos rápidos para eles sobre como enfrentar o estresse.

Diário XI

Benza Deus que temos Internet. Alguém já imaginou esse cataclismo sem a rede?

Diário XII

Parte dos clubes que disputam o Brasileirão não quer suspender os jogos mesmo com a dupla GreNal fora de combate e com os estádios inundados. Quando a burrice toma conta…

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre