Um pedido de casamento das antigas, com noivo ajoelhado pedindo a mão da namorada, futuros padrinhos atentos para o ritual. Só que era de mentirinha.
A cena aconteceu em 1967, quando eu cursava Jornalismo na UFRGS. Na época, junto à Faculdade de Filosofia – eu sou o da esquerda, de gravata. Na ponta direita Roberto Brenol de Andrade, que mais tarde seria o editorialista do Jornal do Comércio.
Uma cidade pequena
Para se ter uma ideia de como era Porto Alegre naqueles anos, a frota de automóveis mal chegava a 40 mil. Somente em 1971, de fato, chegou nessa marca. Você ia do Centro até Ipanema cruzando apenas duas sinaleiras.
Os bondes eram barulhentos, mas faziam o serviço bem. Os ônibus eram poluidores pra caramba, os motores diesel da época não tinham filtros no escapamento.
Eu morava na Duque de Caxias 533, segundo andar, de frente – o prédio está lá até hoje. O dono era o jornalista Tito Tajes. Quem me acordava era o primeiro bonde.
Se meu apartamento falasse…
As repúblicas eram a salvação dos universitários. Grupos de amigos, geralmente vindos da mesma cidade do interior – alugavam o imóvel, casa ou apartamento – o aluguel era caro na época – e rateavam as despesas.
No meu caso, originalmente éramos quatro. No entanto, uns foram saindo porque casaram ou voltaram para as cidades de origem.
Então, fiquei de dono do campinho. Tinha que ser muito discreto e era comum zeladores ou porteiros impedir a entrada de mulheres. Para mim, nunca houve problema, porque o prédio não tinha porteiro nem zelador de prontidão.
Perdidos na noite
Os bar-chopes tiveram sua glória na década de 1960 até final dos 70. Havia para todos os gostos e preços, alguns com um prato bastantão.
Lembro particularmente do Renânia, na rua Gaspar Martins quase esquina Cristóvão Colombo, e do Walter, então na Cristóvão Colombo. Lombo de porco à milanesa com salada de maionese ou duas salsichas bock com o mesmo acompanhamento mais fatias de pão preto. Chope claro no verão, chope preto quando esfriava.
A comida do RU, Restaurante Universitário, era baratíssima. Mas intragável.
RT
Reforma complicada. Querem saber o que pensa o especialista em reforma tributária Odacir Klein? Acesse https://reformatributariarefletida.blog.br/trava-na-reforma-tributaria/. Ele comenta as travas criadas na Reforma Tributária em razão das alíquotas de referência de CBS e IBS que serão fixadas pelo Senado Federal.
XI Jogos da Advocacia do RS acontecem em setembro
A décima primeira edição dos Jogos da Advocacia do Rio Grande do Sul (JARGS) já tem data e locais marcados para acontecer: será no dia 7 de setembro, no Parque Esportivo da PUCRS e nos complexos esportivos Planet Ball e Bah Beach Sports, em Porto Alegre. Neste ano, a novidade é o Jiu-Jitsu, que passa a integrar as competições, ao lado de Basquete, Futebol Sete, Futevôlei, Beach Tennis, Tênis, Vôlei de Praia e de Quadra. Para participar, basta fazer sua inscrição até o dia 3 de setembro ao custo de R$ 50 por atleta no Portal da Advocacia: portal-advocacia.oabrs.org.br.