De 13 a 17 de agosto, a OAB/RS realizará o maior evento da sua história: a Cidade da Advocacia de 2024. Com expectativa de receber 20 mil advogados, o encontro é completamente gratuito e terá mais de 300 palestrantes, espaço de coworking, oficinas e atividades culturais. No Multiverso do Cais Embarcadero e no Cais Mauá.
Sem prejuízo
A moda de não fazer barba causou a queda nas vendas das empresas como a Procter & Gamble, fabricante da linha Gillete. Outra moda masculina é depilar todo o corpo. Ou seja, o sujeito não tem nem mesmo pelos púbicos, mas deixa a barba.
Engana-se quem acha que os barbeiros perderam mercado. Ao contrário. Precisa aparar frequentemente a barba, abaixo do osso malar e a parte do pescoço.
A dívida da favela
Um estudo feito pela PUC Rio nas cinco maiores favelas do Rio de Janeiro chegou a uma conclusão espantosa. A ideia era ver o que o povo achava de alguns chavões das campanhas eleitorais. Entre elas, a enorme dívida externa brasileira, assunto de 10 entre 10 políticos na época.
Claro que todos os pesquisados eram contra a dívida externa. Desconfiados desse súbito entendimento de empréstimos internacionais, os pesquisadores esmiuçaram as respostas. Então, a conclusão foi surpreendente: dívida externa para boa parte dos favelados era o custo de se comer fora de casa.
O passado que não cola
Não será muito diferente em parte do eleitorado nos dias que correm. Políticos têm o defeito de achar que o claro e transparente para eles é entendido de outras formas por boa parte da população.
No entanto, quanto mais técnico o tema, menos chance tem de ser entendido. Existe também outro engano, desta vez por governantes quando fazem palestras com vídeos e powerpoints mostrando realizações do passado recheado de números.
Ninguém grava números 30 segundos depois de mostrados. Uma sequência de números se apaga em menos tempo. Há uma obviedade que lembra uma frase do escritor Antoine de Saint Exupèry: o essencial é invisível aos olhos.
Novas-velhas receitas
Ao contrário do Brasil, onde a vida no campo é comer o alimento plantado, utilizar ervas medicinais que podem ser plantadas em poucos metros de terreno, os franceses fazem disso uma arte e um modo de subsistência. Uma delas é a sopa de urtigas. Isso mesmo, aquela plantinha que arde quando tocada – periga aqui a criançada nem saber que diabo é isso – e recomendar que se tome sopa dessa erva, cujo contato é doloroso.
É um eficiente anti-inflamatório, previne e combate o reumatismo. Na França é um prato comum.
Secura em Brasília
Há mais de 100 dias sem chuvas, Brasília é o eldorado para os gaúchos que visitam a cidade. De dia, 28/29°C com sol forte. À noite, 18/19°C. Sem falar da baixa umidade do ar. Bastante diferente da realidade gaudéria.