O Gostosão aparece no final dos anos 1940. Quase todos usavam motores a gasolina, geralmente Chevrolet ou Ford mas também se usava o Dodge ou Studebaker. Uma das exceções eram os ônibus ingleses A.C.L.O. da Central de Transportes, com sede em São Leopoldo. E eles tinham mais que isso, usavam o que hoje se chamamos de câmbio sequencial.