A apresentação do balanço de 2024 do Banrisul é uma das coletivas mais importantes da Capital. Os números são azuis como a cor do Banco. A queda da inadimplência para 1.72%, a menor dos bancos brasileiros, é especialmente relevante devido à devastadora enchente de maio de 2024.
A gurizada foi além do dever. Interessante é que ao contrário de alguns bancos privados, a instituição vai abrir filiais, uma na Rua da Praia e outra na antiga Mesbla, vis-a-vis com a Lojas Renner.
O Cais caiu
Lembram do projeto de revitalização do Cais Mauá de Porto Alegre? Teria bares, restaurantes, shopping, uma série de atrações à beira do Guaíba a partir do Centro Histórico. Afundou antes mesmo da enchente de maio de 2024.

As tentativas feitas para revitalizar o Cais Mauá, até agora, deram com os burros n’água. O assunto está como minhoca na ponta do anzol, e nenhum peixe grande de verdade morde a isca. Houve vários grupos, alguns claramente aventureiros, outros que simplesmente não conseguiram investidores.
O Juva e o Brasil
Quando eu era bem menino bem no início dos anos 1950 e morava em São Vendelino, meu pai tinha um Renault Juva 4 que não era maior que um pão de meio quilo. Para enfrentar as estradas sem asfalto da região, era movido com um motor mais fraco que filhote de beija-flor. O grande problema era ligar o motor sem afogar.

Além disso, com quase 100 mil quilômetros na cacunda, o carrinho resmungava ao ser acordado. O motor já dera o que tinha para dar e seria correto dizer que ele rodava por aparelhos. No inverno era um inferno. Com todo cuidado para não descarregar a bateria, apertava-se o botão do arranque e pisava-se no acelerador numa manobra bem sincronizada.
Se pifasse a manobra, o remédio era virar o motor com uma alavanca, que se encaixava no virabrequim, com entrada abaixo do radiador. Em boa parte das vezes, o motorzinho do Juva 4 fazia que ia, mas não ia. Tossia, engasgava e acabava morrendo.
Acontecer isso em casa, tudo bem. Mas quando se viajava em estradas de chão batido embarradas, na calada da noite, dava uma aflição danada.

Se eu soubesse na época o que sei hoje, teria dito ao meu pai que o Juva 4 seria como o Brasil. Fraco como ele só, faz que vai, mas não vai. Tosse, resmunga, engasga e morre. Normalmente, na praia.
“A sorte do ignorante é ele não saber que não sabe.”
Provérbio judaico