Search

Balanço Banrisul

A apresentação do balanço de 2024 do Banrisul é uma das coletivas mais importantes da Capital. Os números são azuis como a cor do Banco. A queda da inadimplência para 1.72%, a menor dos bancos brasileiros, é especialmente relevante devido à devastadora enchente de maio de 2024.

A gurizada foi além do dever. Interessante é que ao contrário de alguns bancos privados, a instituição vai abrir filiais, uma na Rua da Praia e outra na antiga Mesbla, vis-a-vis com a Lojas Renner.

O Cais caiu

Lembram do projeto de revitalização do Cais Mauá de Porto Alegre? Teria bares, restaurantes, shopping, uma série de atrações à beira do Guaíba a partir do Centro Histórico. Afundou antes mesmo da enchente de maio de 2024.

https://lp.banrisul.com.br/bdg/link/conta-digital.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=conta-digital&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

As tentativas feitas para revitalizar o Cais Mauá, até agora, deram com os burros n’água. O assunto está como minhoca na ponta do anzol, e nenhum peixe grande de verdade morde a isca. Houve vários grupos, alguns claramente aventureiros, outros que simplesmente não conseguiram investidores.

O Juva e o Brasil

Quando eu era bem menino bem no início dos anos 1950 e morava em São Vendelino, meu pai tinha um Renault Juva 4 que não era maior que um pão de meio quilo. Para enfrentar as estradas sem asfalto da região, era movido com um motor mais fraco que filhote de beija-flor. O grande problema era ligar o motor sem afogar.

https://conteudos.senairs.org.br/brasil-mais-produtivo?gad_source=1&gclid=CjwKCAiAyJS7BhBiEiwAyS9uNUBTDueLOnnRU_qR_P_Pc93axdsBAv5EKF3tbgGm2LrHKrGOBA9fTBoC0HsQAvD_BwE

Além disso, com quase 100 mil quilômetros na cacunda, o carrinho resmungava ao ser acordado. O motor já dera o que tinha para dar e seria correto dizer que ele rodava por aparelhos. No inverno era um inferno. Com todo cuidado para não descarregar a bateria, apertava-se o botão do arranque e pisava-se no acelerador numa manobra bem sincronizada.

Se pifasse a manobra, o remédio era virar o motor com uma alavanca, que se encaixava no virabrequim, com entrada abaixo do radiador. Em boa parte das vezes, o motorzinho do Juva 4 fazia que ia, mas não ia. Tossia, engasgava e acabava morrendo.

Acontecer isso em casa, tudo bem. Mas quando se viajava em estradas de chão batido embarradas, na calada da noite, dava uma aflição danada.

https://cnabrasil.org.br/senar

Se eu soubesse na época o que sei hoje, teria dito ao meu pai que o Juva 4 seria como o Brasil. Fraco como ele só, faz que vai, mas não vai. Tosse, resmunga, engasga e morre. Normalmente, na praia.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre