Nos anos 1990, começou a se esboçar no Rio Grande do Sul um movimento contrário ao Polo Petroquímico. Era uma guerra santa contra os produtos derivados do petróleo, como plásticos e outros usados na construção civil substituindo a madeira. Não adiantou o argumentar que o Homem é que não o descartava corretamente
Então apareceu um anúncio de página em jornaL de Porto Alegre que, no meu entender, matou a pau, literalmente. Bem no centro do anúncio uma foto de onça em uma floresta, deixando as laterais em branco com apenas uma única frase:
Se não existisse a Petroquímica, ela estaria extinta