Search

A importância da mesada

Quem de nós não teve ou sonhou com a mesada. Para 89% dos pais, a mesada contribui para a consciência sobre dinheiro. Mas só 56% colocam o pagamento em prática, segundo trabalho da Serasa.

A Região Sul registrou o maior percentual de pais do país que acreditam que é importante que as crianças e adolescentes aprendam sobre finanças (82,2%). O que posso acrescentar é que mesada sem controle não ensina coisa nenhuma. A não ser o fato de gastar, que é uma má conselheira.

Administração infantil

No meu tempo de criança e adolescência ganhar mesada era privilégio dos ricos. A exceção era ganhar o que eu chamava de “semanada”, um dinheirinho para o cinema, sorvete, coisas assim, com a recomendação do seu Franz Josef que eu economizasse uma parte. Foi o que eu fiz.

Quando cursava os primeiros anos do então ginásio, o pai me dava dois cruzeiros. Um ia para a entrada do cinema (matinê dominical, às 14 h); cinquenta centavos, para a casquinha de sorvete creme e chocolate (não havia mais sabores na época); e cinquenta centavos eu guardava.

Onde está Wally?

Nesta imagem eu tinha 11 pra 12 anos.

Pesadelo de poupador  

Cheguei a juntar 46 cruzeiros, no tempo retratado nesta foto, que guardava na carteira de celuloide. Orgulhosamente, devo dizer.

Certa tarde de domingo, eu a perdi, e isso doeu muito. Refiz o caminho desde a última vez que eu a senti no bolso de trás das calças até quando dei por falta dela.

https://lp.banrisul.com.br/bdg/link/conta-digital.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=conta-digital&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

Rapaz, que dor me deu. Nunca achei, claro. Deve ter sido um batedor de carteiras, comuns na época.

Quando cheguei aos 16 anos, parei de pedir mesada, fiz alguns bicos tipo vender gibi. Aos 17 anos, comecei a trabalhar ganhando meio salário mínimo. No entanto, a inflação comia solta já naquele tempo.

Meio feriado como se fosse inteiro

Que feriado estranho é o que cai num sábado. Mesmo que não signifique como feriado em dia da semana, a maioria das pessoas o trata como um. Por isso, o tráfego de e-mails e whatsapp, que devido à minha profissão recebo às centenas por dia, vão minguando a partir da quarta-feira anterior ao feriado.  

Fenômeno com data marcada

Com insistência, a mídia vem tratando o furacão Milton como um fenômeno. Que fenômeno é esse que chega a ter até uma temporada anual?

https://cnabrasil.org.br/senar

Ora, a palavra designa um evento surpreendente, quando ele foi devidamente rastreado desde que começou a se criar. Fenômeno nada mais é que um fato lógico de algo não detectado a tempo, que não é o caso.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre