Quando a Seleção Brasileira dos sonhos ganhou a Copa do Mundo de 1958 eu tinha 15 anos. Embora o radinho de pilha já existisse – fora lançado em 1957 – não era tão portátil assim. Então, a gente grudava o ouvido nos rádios chamados de gabinete, grandes, ainda usando válvula.
Nas Copas de 1962 e 1966, não tenho registro, porque a de 62 foi a sucessão do time dos sonhos de 1958. A seguinte foi um fiasco, com Pelé sendo caçado em campo. Em 1970, sim, o Brasil todo vibrou. Anos depois, houve uma discussão, a TV já era a cores ou não.

Quase todos que viram a transmissão ao vivo pela TV, juravam que sim, era a cores. Só que não. Era preto e branco, mas gravada ou filmado a cores. Então o que nós vimos a cores foi a reprise anos depois.