Search
Search

Somar doa lanchas voadeiras na região do Baixo Jacuí

A Somar (Sociedade Mineradora) – uma das maiores mineradoras de areia do país, com operações no RS há três décadas – doou duas lanchas voadeiras para instituições de grande importância social para a população de cidades banhadas pelo Baixo Jacuí e arredores:  o Grupo Escoteiro Jacuí e Bombeiros Voluntários.

Os Bombeiros Voluntários de Charqueadas cooperam com o município há três anos no salvamento de pessoas e animais em situações de risco. São atendidos, em média, cerca de cinco ocorrências por semana, desde casos de incêndios e afogamentos, até a busca por desaparecidos. Segundo o presidente da instituição, Carlos José Leão, o principal uso da lancha será para o resgate dos cidadãos que ficam ilhados durante os alagamentos. “As enchentes atingem centenas de moradias e, mesmo com uma equipe de 15 pessoas, não conseguimos agir de forma rápida para atender a todos em um curto período de tempo. Com a doação, poderemos ajudar com mais eficiência e velocidade”, diz.

Para o Grupo Escoteiro Jacuí, a lancha será muito útil para ações anuais de recomposição da mata ciliar e limpeza dos canais hídricos do Rio Jacuí, trabalhos realizados há 33 anos. “Nos últimos cinco anos, já retiramos mais de duas toneladas de lixo e plantamos 10 mil mudas na encosta do rio. A embarcação irá facilitar nossas ações no local e a coleta de ainda mais resíduos”, explica o chefe Fernando Araújo, diretor técnico administrativo dos escoteiros.

De acordo com Veronica Della Mea, diretora executiva da Somar, a iniciativa está alinhada às atividades de sustentabilidade da mineradora na região. “É fundamental incentivar nos jovens escoteiros o cuidado com o meio ambiente e contribuir para reduzir o sofrimento da população nos momentos difíceis de enchentes, que tem assolado gravemente o nosso Estado neste ano”, diz Veronica. E complementa: “Há pouco tempo, conquistamos a ISO 14001 referente à gestão ambiental, uma certificação internacional rara no setor de mineração de areia”.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre