Uma das leis não escritas mais velhas do mundo é a Lei do Menor Esforço. Se dá para ir pelo caminho mais fácil, porque ir pelo mais difícil?

Em tese é natural. Mas, no caso da IA, que oferece conhecimento (questionável), o caminho mais curto e fácil oferece tremendo risco para a pessoa e para o próprio conhecimento. Eis que interrompe a necessidade e a curiosidade em saber mais.
Esse risco já é conhecido como preguiça cognitiva. E é uma realidade até nos meios acadêmicos e nas empresas.
IA, me engana que eu gosto
A IA é uma espécie de piloto-automático da mente, que não precisa usar neurônios nem queimar fosfato para ir além de uma realidade que lhe é servida numa bandeja. Ou seja, uma comida viciante embora perecível.
No meu entendimento, isso é um terrível problema para o mundo. E poderemos estar criando uma geração de pessoas com deficiência de conhecimento compatível a uma pessoa com deficiência intelectual.

Sem interesse em ir além do horizonte, ficaremos estacionados. Só que uma parcela da sociedade não se contenta com o artificialismo da IA e irá adiante à moda antiga.
Estas pessoas, homens e mulheres, serão uma elite, cujos efeitos criarão ou aumentarão um fosso que separa os capazes dos incapazes. E com tudo que vem junto no pacote, de um lado e do outro.
Ou muda, ou naufraga
O STF está na boca do povo. Eis uma realidade escancarada que custou a entrar na cabeça dos ministros da mais alta corte do país.
E está da pior maneira possível. Desde que eu milito na imprensa diária, há quase 60 anos, nunca vi uma instituição tão criticada e, ao mesmo tempo, nunca vi ministros com uma conduta tão duvidosa em assuntos tão delicados.
Por essas e outras que a a Ordem dos Advogados do RS promove hoje às 11h, no auditório OAB Cubo, o “Ato público: O STF precisa mudar – Carta aberta à sociedade gaúcha”.
O que vende mais
O setor de beleza se consolida como um dos principais motores do empreendedorismo no Brasil. Em 2025, mais de 236 mil novas micro e pequenas empresas foram abertas no segmento, com crescimento de 18,5% no ano.
Esta informação da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), corrobora outra, que um dos fatores do lucro das farmácias não são só os medicamentos, mas produtos de higiene e limpeza corporal, produtos de beleza em geral.

Mesmo em épocas de crise, as mulheres não descuidam da aparência pessoal desde as unhas dos pés até o cabelo, passando por todo corpo de norte a sul. Quando esta área deixa de ter demanda, é grave a crise.

E há nichos cada vez mais segmentados, como o da Júlia Pereira, que se especializou em maquiagem blindada (não borra com lágrimas, água ou suor) e tem na sua clientela principalmente noivas e formandas.
Feriadão, um estorvo
Para uma parte da população o feriadão é isso mesmo. Se ficar em Porto Alegre, para quem não quer ou não pode demandar outros destinos, mas tem infraestrutura e dispensa forrada de alimentos e bebidas, tanto faz. Já para quem depende do mundo exterior, feriadão é procurar quem venda comida e bebida além dos shoppings e poucas casas abertas. E fazer o que numa cidade deserta?
Momento gastronômico
Se existe uma prática que não consigo entender é derreter queijos de sabores diferentes e característicos para alguma receita. Gouda, gorgonzola e parmesão entre outros, uma vez derretidos se transformam em uma geleia geral de sabor duvidoso. Isso porque perdem suas identidades e não conseguem uma nova.

Saúde e segurança na Fiergs
Para incentivar a ampliação do cuidado com o bem-estar dos trabalhadores, o Sistema FIERGS lançou um programa de cashback para serviços de saúde e segurança do trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS). A iniciativa transforma o investimento de indústrias gaúchas em crédito para contratar ou quitar ações voltadas à prevenção e ao aumento da qualidade de vida e da produtividade dos funcionários.
Indústrias de todo o Rio Grande do Sul poderão aderir ao programa Cashback Sesi por meio da contratação de serviços elegíveis de vacinação, nutrição e atividade física. O benefício é válido para contratações feitas desde 1º de janeiro deste ano. Informações e, https://programacashback.sesirs.org.br/.