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Os inimigos da onça

Um dos anúncios mais inteligentes que vi na minha vida foi do Polo Petroquímico gaúcho, nos anos 1980. Já então havia um forte debate sobre a poluição potencial ou factual que esse tipo de atividade enseja. Aliás, quando a expressão petróleo ou seus derivados vem à baila, o primeiro pensamento que surge é a poluição.

Naqueles anos, o Polo era um forte alvo dos ativistas ambientais. Eu não lembro do nome da agência, até porque se a memória não me trai ela não assinou a peça publicitária. Ocupava menos de uma página de jornal e foi uma maravilha no quesito impacto. Até porque tinha um mínimo de texto, só uma chamada curta.

A ilustração mostrava a foto de uma onça e o único texto dizia “Se não fosse a Petroquímica ela estaria extinta.” Maravilha. Remetia direto ao enorme variedade de usos que dispensavam a madeira de florestas nativas. Hoje, sabemos que continua o desmatamento, mas para outros fins, mas o recado petroquímico foi dado.

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Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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