Search

Orquestra do Sesi

A Orquestra Sesi Lajeado está preparando um concerto gratuito em celebração aos 25 anos de história, que será realizado no dia 9 de outubro, às 19h30, no Teatro Univates, em Lajeado. O grupo é composto por 31 integrantes: 30 crianças e adolescentes que participam do programa de Iniciação às Artes do Sesi-RS e um músico convidado de 40 anos, que integra a orquestra para executar o saxofone barítono.

O som e a fúria

Faz muito tempo que o artista plástico Andy Warhol criou o conceito de 15 segundos de fama, marca que foi sucessivamente ampliada. O que interessa é o conceito, subjacente à ideia de que todo ser humano tem direito a pelo menos alguns segundos de destaque.

https://lp.banrisul.com.br/bdg/link/conta-digital.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=novo-app&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

No Rio Grande do Sul, o último a ser famoso, mas com 70 segundos, foi o skatista Mineirinho. O que interessa no episódio da descida da rampa do Centro Administrativo do Estado assemelha-se aos shows cheios de som e fúria de artistas famosos em grandes espaços. O protagonista são os fãs e eles se curtem uns aos outros.

Quando a moldura é mais importante

Esses espetáculos precisam de patrocinadores, cujas marcas dividem faturamento com redes de televisão e presença de vídeos nas redes sociais. O anúncio comercial em si perdeu relevância.

www.brde.com.br

No caso do Mineirinho, a Red Bull apareceu mais que o intrépido skatista. Confesso que não entendi bem porque essa descida teria que ser saudada como se fosse uma acrobacia temerária onde a possibilidade de morte leva a plateia a urrar de emoção.

Viva perigosamente ou morra tentando. Parece ser o princípio básico.

O circo romano

Os espetáculos no Coliseu de Roma, na Roma antiga, tinham o mesmo objetivo. Só que o marketing era uma pessoa física, o imperador de plantão. O princípio era panem et circenses, pão e circo, com gladiadores lutando entre si até a morte. Já o sobrevivente era poupado, isso se caísse nas graças do povo que erguia os polegares para a vida e polegares para baixo significava que sua vida chegara ao fim.

https://www.senar-rs.com.br/ateg/

Nada mudou de lá para cá, salvo o ato final. Continuamos querendo pão e circo só que com patrocinador.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre