Quando eu era criança, as imagens dos livros da religião católica e os santinhos traziam ilustrações de santos e, quase que invariavelmente, cercados por anjos, crianças robustas com asas curtas nos ombros. Antes de virar gente, não conseguia entender como anjos com asas tão curtas poderiam voar.

Anos mais tarde, outra coisa me incomodava, anjos não tinham sexo. Acho que foi a primeira vez que intuitivamente descobri como funcionam os hermafroditas.
O sexo dos políticos
Claro que existem dois sexos nestes estranhos seres. Mas a maior parte, ou pelo menos boa parte, são anjinhos de procissão. Ou seja, tão inocentes quando pedem votos e fazem promessas e tão diabinhos depois de se eleger.

Em ambos os casos, nesta segunda etapa, eles deixam as unhas crescerem e, com elas, arrancam sua inocência quando fazem das suas. Que não são poucas.
Anjos do inferno
O Antigo Testamento conta que, na criação do universo, Deus teve que enfrentar uma rebelião dos santos com pós-doutorado, os arcanjos. Nesta batalha, os anjos venceram. Já os rebeldes tiveram que fundar o inferno.
Imagino que o custo da energia seja monstruoso. No entanto, como no inferno ninguém paga contas, provavelmente fazem gato da concessionária.

Só que eu acho que a história está mal contada. Pelo que o mundo é, acho que quem ganhou a guerra foram os anjos caídos.
A Garoa dos Demônios
Este excelente grupo está sempre nas paradas de sucesso, mesmo com as novas tecnologias como o streaming. Eles são do final dos anos 1940 e, graças ao compositor Adoniran Barbosa, nascido João Rubinato, atravessaram mais de 85 anos sem perder o prestígio.

O nome teria vindo de um outro grupo de samba, os Anjos do Inferno. Então trocaram o sinal para o nome que hoje é conhecido em todos os cantos do Brasil.
A mágoa do Adoniran
Nos anos 1970, a cantora Elis Regina gravou Saudosa Maloca do seu jeito, meio que à capela. Então o nome Adoniran passou a frequentar a elite, coisa que antes era considerado coisa de bagaceira. Então a TV Bandeirantes o entrevistou.
A certa altura, o entrevistador disse que finalmente ele era famoso em todas as camadas sociais. Resposta:
– Pois é, só que agora estou velho….
Papagaio que acompanha João-de-barro vira ajudante de pedreiro.
Pensamento do Dias