Não é para qualquer um. Quem é criança curte. Quem já foi criança lembra como era bom o Natal e suas circunstâncias.
Éramos jovens, tudo pela frente. Até que o tempo se encarregou de criar e aprofundar rugas, mágoas, desilusões e tristezas.
A vida é uma jornada triste com algumas risadas no meio. Quem captou essa jornada muito bem foi um padre do século passado, Antônio Tomás, que sofreu sanções da Igreja Católica por centrar seus poemas em perdedores, prostitutas, atrizes e atores fracassados. Ou seja, os chamados desvalidos da sorte.
Padre Antônio Tomás, o Príncipe dos Poetas Cearenses, nunca permitiu que publicasse livros com toda sua obra. O Ceará o respeitou.
Quando partimos no verdor dos anos,
Da vida pela estrada florescente,
As esperanças vão conosco à frente,
E vão ficando atrás os desenganos.
Rindo e cantando, célebres, ufanos,
Vamos marchando descuidadamente;
Eis que chega a velhice, de repente,
Desfazendo ilusões, matando enganos.
Então, nós enxergamos claramente
Como a existência é rápida e falaz,
E vemos que sucede, exatamente,
O contrário dos tempos de rapaz:
– Os desenganos vão conosco à frente,
E as esperanças vão ficando atrás.
O Natal dos presentes
Das homenagens, da correria, de procurar apressadamente presentes para familiares de acordo com o dinheiro disponível, de mensagens ho ho ho, de um Papai Noel com peles em pleno verão. Também do amigo-secreto que, aos poucos, vai sendo abandonado.
Da tristeza enorme dos pais que estão desempregados ou não têm renda para comprar presentes. Este espírito nunca é lembrado, e não é lembrado porque dói.
O Natal Brasil
Os psicólogos e psiquiatras têm muito trabalho nesta época porque ela é terreno fértil para a chamada crise de fim de ano, com episódios de melancolia, depressão e tristeza profunda. Tudo a ver. Quem de nós com mais idade não sofre pelo menos um pouquinho com um sonho que só pode ser sonhado por quem tem recursos? Além disso, temos o Natal Brasil.
Por mais que estatísticas e porcentuais emitidos pelo governo tentam convencer a opinião pública que está tudo bem, obrigado. O fato é que não estamos nada bem.
O custo de vida, o câmbio e o fator gastar mais que arrecadar estão jogando o nosso amado Brasil em uma espiral inflacionária. E isso deixa os operadores do mercado e empresários muito pessimistas com 2025 e até 2026.
É logo ali
Pesquisadores fizeram descobertas promissoras com o telescópio espacial James Webb, que podem confirmar a existência de condições para a vida em mundos fora do Sistema Solar. O foco recente das observações é o exoplaneta K2-18b, localizado a 124 anos-luz da Terra.
Promissor, ok. Mas se o distinto leitor quiser, irá em uma nave que, atingindo a velocidade da luz, levará 124 anos para chegar nele. Fosse mais perto até tentaria ir ao K2.
Natal na Praça
Para celebrar o encerramento do ano, a OAB/RS e a Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAARS) realizam uma nova edição do Natal na Praça. O evento acontece na sexta-feira (13), a partir das 17h30, na Praça dos Açorianos, em frente à sede da Ordem gaúcha.