A diferença é que faz um prédio com flores na frente. Caso deste edifício residencial na avenida Independência de Porto Alegre, uma beleza.
Há muito tempo, luto para que a prefeitura faça um concurso para premiar quem mais caprichou na frente ou até na fachada inteira, tal como nos anos 1990 aconteceu com a decoração de Natal em todo o Rio Grande do Sul. Você para ia alguma cidade da Fronteira ou Sul e sempre via um prédio cheio de luzinhas (chinesas).
Aos poucos a moda passou, o que é lamentável. Não temos tenência, infelizmente.
Criança-flor na casa
Para ilustrar essa minha luta conto um causo. No final dos anos 1970, sugeri ao prefeito de Campo Bom, Nestor Schneider, o Fips, que instituísse um concurso para premiar a casa que mais tivesse flores no peitoril, com um ovo de Colombo: envolver as crianças do ensino fundamental e médio para que pedissem aos pais adotar a ideia. Ele a achou muito interessante.
Mas pouco depois deixou a prefeitura. Assim o assunto morreu com o sucessor.
A flor que afasta mosquito
Quem me lê deve saber o que falei sobre o motivo que a maioria das casas francesas tinha gerânios. Simples: quando a França era dona do estado de Louisiana, de Luiz XIV, o vai e vem das mercadorias transportou o mosquito aedes, o da dengue.
Então, eles descobriram que o cheiro dos gerânios afastam esse inseto. Aliás, os mosquitos em geral não gostam de perfumes. Então se você gosta de usar perfume para dormir, fique sabendo que tem uma boa proteção contra a dengue.
Homens e celulares
O celular faz mal para a masculinidade. É cada vez menor, anda sempre dobrado, cai a ligação várias vezes e não funciona quando entra no túnel (Ex-ministro Roberto Campos).
Momento reclamação
O gosto da Coca-Cola, que agora é produzida em outras cidades enquanto a fábrica de Porto Alegre na freeway não volta a operar, tem um gosto diferente, meio ruim por assim dizer. O xarope vem de fora e é sempre o mesmo, mas a água varia conforme a cidade.
Das Kombis aos lotações atuais
Porto Alegre já tinha lotações nos anos 1940/1945-, enormes automóveis americanos em que cabiam oito pessoas em regime de aperto. Nos anos 1970, surgiram as lotações modernas, primeiro com adaptações de utilitário Ford F-100 e depois com motor Agrale de um cilindro, o TUC-TUC, originário da antiga Alemanha Oriental. Pouco depois, viram as Kombis, inicialmente com as três portas tradicionais e por último com seis portas. Hoje as lotações são quase ônibus.
Lançamento hoje
O fotógrafo Eurico Salis lança o livro Terra Gaúcha, Gerações, hoje. O artista documentou tradições familiares, mostrando costumes, hábitos passados de pais para filhos.
O projeto traz a identidade cultural do povo gaúcho em imagens de famílias em suas residências rurais e em seus locais de trabalho, no campo, lavoura, tecelagem ou onde quer que estejam. As fotografias foram produzidas nas zonas rurais de cidades do Rio Grande do Sul. Terra Gaúcha – Gerações foi financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem como patrocinadores a Stihl, Vero, Rio Grande Seguros, Peruzzo, Blue Ville, StatkraS, BRDE, Corsan e Instituto BAT (Souza Cruz).