O Carnaval é um amortecedor de escândalos. O do Banco Master já parece distante, salvo alguns tremores secundários em linguagem sismológica – acontecem como ecos de um grande terremoto.
O banqueiro Daniel Vorcaro, causador dessa bronca toda, já soa como um personagem do passado distante. As promessas de revelações envolvendo figurões da República e dos outros dois poderes soam tão antigas quanto a marchinha de carnaval dos anos 1950 “Mamãe, eu quero”. Não haverá justiça ao sul do Equador.
A atração por Gramado
O interesse da Rede Globo em Gramado deve-se a uma pesquisa mostrando a cidade como o destino mais sonhado pelas famílias brasileiras, diz o colunista Alessandro Lo Bianco, em artigo publicado no Portal IG. De fato, houve e há uma concentração recente de produções da Globo em Gramado.

Em parte, é conteúdo patrocinado pelos atores envolvidos. Mas é fato que a cidade atrai turistas de todo o país. Quando eu ainda ia para lá, notava muitos nordestinos no hotel onde eu me hospedava.
As vizinhas de Gramado
É o tipo do interesse que é bom para cidades vizinhas, como Nova Petrópolis. A gaúchos que desistiram de Gramado e seus barulhos, congestionamentos e preços por vezes absurdos, maiores até que Nova Iorque, a (ainda) tranquila vizinha Nova Petrópolis é excelente opção. É possível respirar o ar bucólico que Gramado perdeu há muitos anos.
Histórias da praia
Veranista bem-humorado brincou com um vizinho à beira-mar, que sapecava uma carne na churrasqueira portátil.
– Só pra avisar que fiz um boletim de ocorrência por tortura da vizinhança causada por esta fumaça – afirmou.
Meia hora depois, o “reclamante” foi presenteado com várias tábuas de salsichão, vazio e pão com alho.
– Espero que o amigo retire a queixa – afirmou o bem-humorado veranista.

Há sinceridade nisso?
É outro nome de um samba antigo. Logo após a frase do título segue-se um coro que hoje chamamos de back vocal de “não há/não há”.
Suas excelências da Câmara dos Deputados estão entusiasmadas e prontas para botar em votação o fim da escala de trabalho 6 x 1. Não para dar um dia a mais de folga para os trabalhadores. Mas para dar dividendos políticos para deputados de todos os partidos, como disse o provável relator do projeto de lei que virá do Executivo ou da própria Câmara.

Vozes sem dono
Voz corrente entre os usuários: provedores de TV por assinatura e internet são todos iguais. Só muda a abordagem e as pseudo-vantagens oferecidas e, por alguns centavos, pequenas diferenças no preço do serviço.
De comum, o péssimo serviço, a insuportável rotina de “fala com máquinas” e a falta de empatia na hora das reclamações. Se já era antes da IA, imagina depois.
A queda
O Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI-RS) registrou retração de 1,3% no acumulado de 2025. O resultado é explicado, principalmente, pela queda de 3,5% no faturamento real e pela redução de 1,8% nas compras industriais, ambos componentes do índice. Os dados foram divulgados em pesquisa do Sistema Fiergs.
Como dizem os austríacos, morrer de medo também é morrer.
Pensamento do Dias