Search

Mais impostos

 Pois o governo estuda anunciar a alíquota do IR pessoa física para quem ganha acima de R$ 20 mil mensais. Só aqui mesmo para achar que alguém nessa categoria seria rico ou bem de vida. Isso dá US$ 6 mil, ora bolas. Tira os impostos, INSS e outros penduricalhos e sobra bem menos.

 Olhe o que diz a OAB nacional em nota assinada pelo presidente, Claudio Lamachia:

 “O governo que pretende aumentar a alíquota do Imposto de Renda no mais grave momento econômico já enfrentado pelo país é o mesmo que se nega a corrigir a enorme defasagem da tabela, punindo reiteradamente o contribuinte. A OAB já requereu preferência para o julgamento da ação que apresentou ao STF para defender a correção da tabela de IR. Trata-se da Adin 5086.”

 Eu ouço esse papo furado de governos desde que começou a escalada da carga tributária, há uns bons 20 anos. À medida que a União quebrava, o imposto subia. Então enchi o saco de ouvir desculpas que é para o bem comum e salvação nacional. Reproduzo algumas frases sobre o tema:

“Há apenas uma maneira de matar o capitalismo: com impostos, impostos e mais impostos.”

(atribuída a Karl Marx, mas sei não).

“O poder de tributar é o poder de destruir.

John Marshall

“Os impostos consomem hoje em dia mais de 38% do orçamento da família média [americana, mas estamos a caminho também no Brasil). Isso é mais do que é gasto em alimentação, vestuário, habitação e transporte juntos. Compare isto com a situação do servo na Idade Média. Eles só tinham que dá ao seu senhor um terço de sua produção – e eram considerados semiescravos. No que isso nos transforma então?”

Daniel Mitchell

“O Estado se interessa pelas pessoas da mesma forma que as pulgas se interessam pelos cães.”

P. J. O’Rourke

[ad name=”BANRI DIGITAL 08-2017″]

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre