Há muitos anos, uso a metáfora da Síndrome da Lagartixa para ilustrar como um povo pode se acostumar com algo muito ruim. Jogando-a em água fervente, ela pula fora num piscar de olhos, mas se aquecermos a água aos poucos com a lagartixa na, digamos, jacuzzi, ela morre queimada. É assim com o Brasil de hoje nas áreas em que vamos muito mal, obrigado.
Por isso, ou por ela, que não teve tanta repercussão a afirmação do ex-presidente Lula de que era o cara mais honesto do Brasil. Mais que qualquer juiz, promotor e sei lá quem mais ele citou.
Considerando-se a abrangência da comparação, imagino que perto dele a Madre Teresa de Calcutá tenha sido uma estelionatária.
Foto: Leo Cinezi