O médico Gilberto Schartzman foi o palestrante do MenuPOA da Associação Comercial. Brilhante como sempre, falou das conquistas da medicina de prevenção, começando pelo programa do governo americano.
Trinta anos depois, nova pesquisa mostrou drástica redução do número de mortes por problemas cardíacos, circulatórios e câncer. No Rio Grande do Sul estas também são as maiores causas dos óbitos.
O aumento dos casos de câncer se deve pelo aumento da expectativa de vida. Como já ouvi, todos vamos morrer de câncer a não ser que outra doença nos mate primeiro.
Causas são várias, mas ainda estamos tateando à meia luz. O que nos leva a uma ironia brutal, se fizermos prevenção, fizermos exercícios, comendo pouco e bem, medindo regularmente a pressão e com check-up anual, vamos todos morrer com saúde.
Pequenas, mas resolvem
Lá em Brasília, a bebida preferida é a champanhe francesa Moët & Chandão.
Maré alta
Em 2023, enchentes, secas e ciclones deixaram 2,7 mil municípios em situação de emergência ou estado de calamidade. Até o momento, foram 8 ondas de calor, com a temperatura máxima de 44.8°C, registrada em Araçaí (MG). O El Niño resultou em chuvas intensas no Sul e causou estiagem no Norte, notadamente na área do Rio Madeira.