Esse nome estranho aparece sempre na época do Natal na TV paga, em filmes inspirados no livro Um Conto de Natal, de Charles Dickens (1812 – 1870. Ebenezer é o personagem principal, ruim como carne de cobra, avarento, trata os empregados com crueldade.
Na noite de Natal, ele tem um pesadelo (posso contar porque a histórias é mais que conhecida) em que ele é atormentado por versões dele mesmo, mostrando como ele era bom no passado e como se tornou cruel, e o futuro terrível que ele teria. Acordou e, bem, aprendeu a lição.
Em suma, o conto fala de redenção. Teria inspirado Walt Disney para criar o Tio Patinhas.
O que tem de Ebenezer Scrooge neste nosso país não é mole. Você provavelmente deve conhecer alguns. Com 62 anos de trabalho e 55 de jornalismo, conheci um monte desses, a quem também chamamos de tocadores de harpa. Observe como se toca esse instrumento, puxando as cordas em direção ao peito, o famoso “vinde a mim”.
Mas a vida não é um conto de Natal. Os Ebenezer Scrooge reais não se redimem. Ao contrário, tornam-se cada vez mais avarentos e cruéis.
Nasceram tocadores de harpa, têm um DNA dos faraós do Egito, que ordenavam que colocassem nas sepulturas toda sorte de tesouros, ouro, joias, carroças com cavalos preferidos, comida etc para a viagem à vida eterna.
Por isso as múmias, os sarcófagos ricamente ornamentados, máscaras de ouro e pedras preciosas. Segundo a mitologia egípcia, a viagem era feita por Caronte, barqueiro de Hades, que carregava as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos.
Os faraós de hoje fariam de tudo para carregar dinheiro, propriedades para o além. Sabem que não pode, mas esquecem dessa impossibilidade. O Tio Patinhas da Disney é um personagem engraçado, mas Scrooge não é.
Tempo de dançar
Para fazer o encerramento de apresentações de danças de final do ano, a Cadica Danças e Ritmos promoverá o espetáculo “Tempo de Dançar”. Hoje, 19/12, a partir das 20h, no Centro Cultural 25 de Julho, em Porto Alegre. Mais informações pelo WhatsApp (51) 99674-2922.