Search

Do plágio à mesmice

Considera-se plágio de uma música quando os primeiros oito acordes são iguais à melodia original. Foi o caso do Samba de Uma Nota Só, de Antônio Carlos Jobim, e a música do americano Raindrops Keep Fallin’ On My Head, de Buch Bacharach. Às vezes existem coincidências terríveis e me parece que foi esse o caso.

O nome da música brasileira deveria estar na Bandeira do Brasil em vez de Ordem e Progresso. Tudo aqui é dual, sempre tivemos essa opção dolorosa que hoje se manifesta no Lulismo e Bolsonarismo.

E a imprensa embarca nessa. É o Samba de Duas Notas Só. É por isso que o Brasil é chato.

A falta que eles fazem

O Brasil carece de inventores. Já foi dito que uma grande empresa americana registra mais patentes que todo o Brasil em um ano.

https://lp.banrisul.com.br/bdg/link/tag-banrisul.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=patrocinio&utm_campaign=tag-banrisul&utm_term=visibilidade&utm_content=escala_600x90px

O pior é que os governos não dão lá muita bola para a pesquisa – pura e aplicada. Sim, temos exceções como a Embrapa, uma campeã; a Emater RS. Mas na pesquisa pura, cujas descobertas cedo ou tarde terão aplicação prática, somos um desastre com poucas exceções, ressaltando o trabalho do Senar RS. Vejamos o caso de dois países que são criativos na matéria mesmo que as populações sejam pobres, pobres porque numerosas.

Mentes brilhantes

Nos anos 1950, Índia e Paquistão se livraram do domínio do império britânico, aquele de quem se dizia que o sol nunca se põe tamanha a vastidão do seu domínio. Mesmo antes de serem independentes, mandavam os melhores alunos e promessas de mentes brilhantes estudar nas melhores universidades inglesas.

www.brde.com.br

Depois os traziam de volta pagando salário do mercado europeu. No Brasil, sem chance de isso acontecer. Então ficamos sempre correndo atrás do prejuízo.

Mentes lerdas

Exportamos soja em grão e farelo, e só. Essa proteína vegetal tem dezenas de aplicações em um sem-número de produtos alimentícios, na nutrição e até na medicina.

https://www.senar-rs.com.br/ateg/

Exportamos minério de ferro sem valor agregado. Aqui mesmo, no Rio Grande do Sul, exportamos em bruto pedras preciosas, antigamente chamadas de semi-preciosas. Vão para grandes centros que as lapidam, incrustam em joias de alto valor e as vendem de volta para o Brasil.  

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre