Dizer que nos antigamentes o zelo com bens públicos era maior não é bem assim. O jornalista Horst Eduardo Knak, histórico veranista de Arroio Teixeira, conta que, nos anos 1950, um funcionário da CEEE no interior do RS levava um gerador da estatal para abastecer as casas dos veranistas durante o veraneio. E confessava isso sem remorsos.