Search

Canoa furada

Eis a história de uma corrida anual de canoa entre uma equipe brasileira e outra japonesa. Na primeira competição, os orientais ganharam com um quilômetro de vantagem. O que, evidentemente, frustrou os administradores verde-amarelos, que em seguida montaram um Grupo de Trabalho para descobrir as causas do fracasso.

Depois de muitos estudos, o GT chegou à brilhante conclusão: a equipe do Japão tinha sete remadores e um comandante, enquanto a nossa contava com sete comandantes e um remador. O diretor-geral então contratou uma consultoria para analisar a situação exposta pelo GT.

Depois de longos meses, a consultoria chegou à conclusão que tínhamos remadores de menos e capitães demais. Diante destes fatos, o diretor-geral resolveu mudar a estrutura da equipe, que passou a ter quatro comandantes, dois supervisores, um chefe de supervisores e um remador.

Totalmente reformulada, a equipe voltou para a raia enfrentando novamente os japoneses. Para surpresa da direção, ficaram dois quilômetros atrás do adversário.

Foi então feita uma sindicância interna e o resultado dela foi que o remador era o culpado pelo fracasso, sendo imediatamente demitido. Os demais ganharam gratificações pelo empenho.

O relatório final do diretor geral concluiu que a tática empregada era correta, que a motivação era boa. Mas que o equipamento precisava ser melhorado. Atualmente, prepara-se a compra sem licitação de uma nova canoa.

 Aqui entrou eu. Primeiro que o custo dessa trapalhada foi pago pelos otários de sempre, nós. Depois, vocês não imaginam quantas e quantas competições e desastres assim eu vi nesta minha longa jornada. E sempre a culpa era do remador ou da canoa.

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

Deixe sua opinião

Publicidade

Publicidade

espaço livre