Aprendemos, lá nos primeiros bancos escolares, que a ordem dos fatores não altera o produto. Assim, tanto faz 3+2 ou 2+3 que o resultado sempre será 5.

Mas não funciona assim na vida real. Digo porque nós da imprensa somos campeões em alterar o resultado final, mudando a ordem dos fatores.

Como alterar o sentido
Um executivo se candidatou a um emprego, e o novo quase-patrão ouve um amigo que conhece o candidato, que assim fala sobre o buscador de emprego.
– Ele é muito bom, pena que bebe.
Deu pro cara, certo? Esse final liquidou a fatura. Mas vejamos como fica com os fatores trocados.
– Ele bebe, mas é muito bom.

Muda tudo. Assim nós mudamos a realidade com uma simples troca de fatores. Maquiavel não faria melhor.
O que o Sesi faz para o aperfeiçoamento dos jovens
Assista o vídeo: clicando aqui!
Escrito em 2019 neste blog
E permanece atual. “O Brasil está preso no redemoinho da democracia representativa tal como a praticamos. Não dá mais, o sistema esgotou. Distrital misto, puro, distrital alemão, sei lá. O que temos hoje no Brasil é esculhambação legal, permitida e autorizada. Nosso sistema chama-se democratismo, uma aberração criada nos trópicos. Minorias ignoram a maioria silenciosa e tem privilégio em cima de privilégio”.

Epitáfios famosos
Benjamin Franklin (1706-1785) é considerado um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos. Foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade. Seu epitáfio, escolhido por ele, é um primor.
“Aqui jaz, entregue aos vermes, o corpo de Benjamin Franklin, impressor, como a encadernação de um livro velho, de que se arrancaram as folhas e se apagaram os dourados e título. Mas nem por isso a obra será perdida, porque há de reaparecer, conforme sua crença, e, nova e melhor edição, revista e corrigida pelo autor”.
O dólar furado do candidato, como um “mas” muda todo o sentido e a ditadura das minorias.
Pensamento do Dias