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A importância do ovo nas eleições brasileiras

Em tempos mais distantes quem reinava nas pugnas eleitorais era o ovo. Ou seja, a mais perfeita forma aerodinâmica criada pela galinha.

O ovo podre servia melhor para o lançamento de mísseis. No entanto, tinha um inconveniente: fedia por mais tempo no bolso, sacola ou mão do artilheiro do que no alvo. Logo corria-se para a lavanderia.

Assim que a política populista ganhou corpo, ainda no século XIX, jogar pedras também podia servir como forma de protestar. Paralelamente, jogar urina dos balcões das casas era muito eficiente.

Engana-se quem acha que o arremesso de cadeiras é coisa recente. No Congresso Nacional o arsenal também contemplava canetas.

Salvo na televisão, plateias estão digitando alguma coisa no celular e não ouvindo quem fala.    

O sapato como arma

Como forma de protestar, o sapato foi invenção do premier soviético Nikita Kruschev. Estava ele na ONU, nos anos 1950, e, para chamar atenção dos cinegrafistas e fotógrafos, tirou um sapato. Com ele, batia na mesa, bem perto do microfone.

Eu via a cena em documentários na época. E, como observo mais os papagaios de pirata e puxa-sacos ao redor do chefe, desta vez não vi nenhum aplauso ou bater de palmas. Provavelmente, o sapato do Secretário-Geral do PC Soviético tinha histórico nas trincheiras da II Guerra Mundial.

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Então, pode ter batido o recorde de permanência no pé do então integrante do Exército Soviético. Chulé, meus irmãos, chulé pode ser uma arma química pior que o antraz.

A arma mais eficiente em um debate

É a palavra certeira. Problema: poucos a usam de forma inteligente.

https://cnabrasil.org.br/senar

Fernando Albrecht

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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