Mais de 4,2 bilhões de dispositivos móveis já utilizam algum tipo de biometria ativa, segundo a Juniper Research, e a previsão é que, até o final de 2026, 57% de todas as transações digitais globais serão validadas por esses métodos. No Brasil, 73% dos consumidores brasileiros se sentem mais seguros usando biometria do que os tradicionais códigos numéricos em aplicativos bancários e carteiras digitais.
O maior QI é o do mal
E, infelizmente, isso também atrai a atenção dos criminosos cibernéticos, com sistemas de segurança com identificações automáticas de indivíduos. O cibercrime busca por técnicas sofisticadas, alimentadas por Inteligência Artificial, capazes de burlar os sistemas de autenticação”, explica Anchises Moraes, Head de Threat Intelligence Cyber Intelligence.

Os níveis do ataque cibernético
Esses ataques podem ser classificados em cinco níveis de complexidade. O nível 1 utiliza fotos digitais de alta resolução, vídeos em HD e até máscaras de papel. Enquanto o nível 2 se baseia em bonecos realistas e máscaras 3D de látex ou silicone. Já no nível 3, os fraudadores recorrem a artefatos ultrarrealistas e cabeças de cera.

Mapas faciais
O nível 4 envolve a alteração de mapas faciais 3D para enganar os servidores de autenticação quanto à “prova de vida”. O estágio mais avançado, nível 5, inclui a injeção digital de imagens e vídeos diretamente nos dispositivos, ou mesmo o uso de deep fakes altamente convincentes. Isso leva sistemas a aceitar a fraude como se fosse atividade orgânica do usuário legítimo.
Criar RS
Discutir a elaboração de políticas públicas, o papel da indústria criativa na era da tecnologia e a criação de uma agenda comum para o futuro do setor. Foi com esse objetivo que o Sistema FIERGS, por meio do Comitê da Indústria Criativa (Comic) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), realizou, nesta quarta-feira (26), a primeira edição do Criar RS.

Vendedores
Exímio conhecedor da mente humana e do comportamento social e individual, o psicoterapeuta Nélio Tombini dá seu recado. “Por que o ser humano tenta se vender de uma maneira diferente do que realmente é?” Clique aqui para saber.
Administrar dinheiro é fácil, difícil é administrar sua falta.
Pensamento do Dias