Poucas vezes se viu no Brasil tamanho envolvimento de notáveis dos três poderes em malfeitos gerados por uma só pessoa. Ou seja, um banqueiro que conseguiu multiplicar seus tentáculos financeiros envolvendo uma pequena multidão. Até mesmo figuras em tese acima de qualquer suspeita forraram o poncho, figuras do governo Lula inclusive.
Deixem eu contar uma história que me leva a desconfiar que todo esse rolo vai dar em nada. Nos anos 1980, uma compra suspeita de um secretário de Estado do RS gerou uma CPI na Assembleia.

Político de grande prestígio, não ficou preocupado. Em conversa informal, revelou-me que a compra fora legítima, mas que ele sabia que uma CPI causaria um estrago na sua reputação. E revelou sua estratégia.
– Vou colocar tantas testemunhas a meu favor que a CPI levará semanas para ouvir. No fim, até mesmo os meus inimigos não saberão como lidar com a situação. E nem mesmo a opinião pública conseguirá ver contornos de culpa.
E foi o que aconteceu. Ele saiu ileso da bronca.
As damas de vermelho
Canela passa a contar com 20 bancos vermelhos instalados em espaços públicos e pontos turísticos do município como forma de conscientizar moradores e visitantes sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Canela, o Governo do Estado e a Polícia Penal.

Canetas emagrecedoras
A Anvisa aprovou o registro da Ozivy, concorrente do Ozempic feita no Brasil —, medicamentos como Mounjaro e Sertralina estão entre os mais buscados na Web por quem tenta adquiri-los sem prescrição, movimentando milhares de idas ao Google todo mês. A automedicação é um dos maiores problemas brasileiros.
Quando a compra era franca no passado e se podia comprar antibióticos sem receita médica, houve um boom de germes resistentes devido a essa prática.
Caneta ou academia?
O fato é que as canetas da magreza funcionam. Vejo isso com amigos, que adelgaram mesmo.
O resultado é bem mais rápido que academia, e aí vem uma informação que causa espanto. Em cidades brasileiras fora do RS as facções do crime organizado entraram nesse ramo.
Ou para lavar dinheiro, ou para ganhar dinheiro. E conto uma história sobre isso a seguir.

Quando da febre dos bingos em Porto Alegre era voz corrente que eles serviam para lavar dinheiro, posto que muitos pertenciam a grupos espanhóis. Certo dia, encontro um amigo que operava um bingo e fiz essa pergunta. Ele fez cara de espanto.
– Que lavar dinheiro coisa nenhuma. É para ganhar dinheiro, muito dinheiro!.l