A banha de porco era o ouro do final do século XXIX até meados dos anos 1940. Os colonos do Vale do Caí tinham no porco uma renda extra, eis que não se criavam suínos tipo carne como hoje, mas a raça Macau, ouro-banha.
Digamos que fossem os obesos do reino animal. Mas havia um problema. O Rio Caí era muito pedregoso, e para chegar ao porto da cidade de São Sebastião do Caí os barcos enfrentavam dificuldades pelo baixo calado.

A solução foi construir uma eclusa, cujas obras – pasme – foram iniciadas em 1897. Só foi concluída por volta de 1920 e revolucionou o transporte fluvial e negócios ao longo do rio até o porto de Porto Alegre. Os barcos já podiam subir sem perigo de encalhar ou afundar.

Diga de lá
Não é meio esquisito ter dois feriados em cinco dias. E, mesmo que um tenha caído em um sábado, o povo já saíra da cidade grande a partir da noite de quinta-feira passada?

Acredito que boa parte do funcionalismo público tenha feito um acerto para não trabalhar na sexta. E também creio que muitos porto-alegrenses emendem a folga desta quinta para, eufemisticamente, e tomem o rumo das praias “para abrir a casa”.
Se combinado antes, o temporal do sábado para domingo atrapalhou bastante. Afinal, na Capital teve rajadas de ventos de até 97 km/h.
Do baú
Escrito em setembro de 2018. Nada mudou.
“A publicação Financial Times diz que as eleições brasileiras é “cenário de pesadelo”. Além disso, a polarização esquerda-direita poderia condenar o Brasil a mais quatro anos de “lutas políticas terríveis”.

Nestes tempos bicudos estou mais apertado que rato em guampa.
Pensamento do Dias